segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A colocação de Nossa Senhora da Conceição na Pipa*

"Segundo a história, a Pipa seria um local utilizado por 15 a 20 lavadeiras, que ali se deslocavam regularmente, para lavar a roupa das pessoas mais abastadas da Vila.
A roupa era lavada em tanques e lavadeiros, que ali tinham sido construídos. Algumas utilizavam a panêra. Havia um tanque que servia exclusivamente para enxaguar.
As lavadeiras percorriam a pé os cerca de 5 km da vila até à Pipa, com os cestos de roupa na cabeça. Uma ou outra, com a ajuda dum burro. Fosse verão ou inverno, aguentando as intempéries de calor ou do frio, lá estavam junto aos batidêros dos tanques. Provavelmente com uma “bucha” no estômago, que para mais não havia. Um bocado de pão, toucinho, uma sardinha, umas azeitonas e um buchinho de café, para aquecer a tripa…
Um dia foram visitadas por uns forasteiros, que com elas falaram e se inteiraram das duas condições de trabalho. Questionadas sobre o que desejavam, uma lavadeira, presume-se que a tia Maria Cortegana, surpreende-as com um pedido invulgar: queria uma santinha, uma Nossa Senhora da Conceição, para que as “livrasse das trovoadas”! Pedido feito, pedido aceite.
Como o prometido é devido, uma das forasteiras,  uma senhora chamada D. Julieta de Carvalho**, professora do colégio Pedro Nunes, em Coimbra, regressa  a Barrancos num belo dia primaveril, acompanhada de vários alunos da sua escola, trazendo consigo a imagem (estatueta) de Nossa Senhora da Conceição.
Combinado previamente com as autoridades municipais e religiosas, o local e a forma de colocação da Santinha, a benemérita, os seus alunos, as lavadeiras e algum povo deslocam-se em procissão até ao local da Pipa onde, numa cerimónia emotiva, presidida por uma padre também vindo de Coimbra, que dá a sua bênção, procedem à colocação da Nossa Senhora da Conceição no local onde ainda hoje se encontra. Estávamos em 1960 ou 1961.
*José Peres Valério, novembro 2012"
** filha do Sr. Carvalho Ribeiro, funcionário da Secretaria da Câmara Municipal de Barrancos, e irmã do Doutor Joaquim Mendes Ribeiro. Nasceu em Barrancos, na casa ao lado da Sociedade União Barranquense.
A Pipa, Barrancos. Fotos: Arquivo eB
Aditamento:
Texto revisto e atualizado às 16h30.12nov2012.

2 comentários:

Anónimo disse...

Essa nossa sra. foi posta dia 26-2- 1960.

Anónimo disse...

Essa santinha foi posta dia 26/2/de 1960