terça-feira, 10 de julho de 2012

Haverá ouro em Barrancos?

MINAPORT - Minas de Portugal, Lda é a empresa concessionária para prospeção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, zinco, ouro e prata no município de Barrancos.
De acordo com o contrato (extrato) nº 4/2012, celebrado em 02/11/2012, já aqui  divulgado, esta empresa tem autorização para a prospeção e pesquisa numa área de 97,34 Km2, por um período de dois anos, renovável por mais um.
Enquanto a mina de Apariz, Botefa e Mercês, entre outras da nossa região continuam abandonadas, o Estado concede autorização para novas prospeções! Vamos ser otimistas.

7 comentários:

aeloy disse...

Pois. A extracção de ouro tem só rentabilidade para o concessionário... e degradação, enorme degradação ambiental, além dos graves problemas sociais identificados em muita literatura e reportagens, todavia, parece que vamos ter sorte.
E que é só espuma, que mesmo assim polui os nossos cursos de água (e com o tal minério o mercúrio e ácidos acabariam com eles...)
Mas tens razão, vamos ser optimistas, os mineiros de Barrancos continuaram na batota.
António Eloy

aeloy disse...

Venho relevar uma gralha,
era continuarão na batota...
e em jeito de informação e desde já referir que se tentarem minerar ouro no nosso concelho me irão ter à perna (e já sabem o que isso quer dizer!)
e, em jeito de informação de sites brasileiros (favoráveis!) à mineração:
Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura.

e...

atuamente, Serra Pelada, distrito do município de Curionópolis que fica a 35 quilômetros do centro desta cidade, é um local pacato. O ouro fácil da superfície se esgotou e com ele a febre que levou centenas de milhares de garimpeiros para lá no começo dos anos 80. Naquela época, essa multidão humana, que talvez tenha constituído a maior corrida do ouro da história da humanidade, fez a extração do ouro de forma predatória, que consistia em desmantelar barrancos inteiros com jatos de água para deles extrair o ouro. No princípio, muitos enriqueceram, pois há histórias comprovadas de garimpeiros que obtiveram mais de 1 kg de ouro num só dia; esse método de exploração causou uma grande depressão no terreno, que atualmente constitui um lago; logo, a degradação ambiental do garimpo de Serra Pelada consistiu de 3 fatores principais: (1) o desmatamento total da área (2) a erosão pronunciada do solo e (3) a contaminação por mercúrio, metal que é utilizado para separar o ouro da terra dos barrancos. Estima-se que ainda exista algumas toneladas de ouro nas áreas antigas de garimpo, mas estas estão tão degradadas que, provavelmente, a extração desse ouro seja antieconômica, a não ser que a cotação deste metal, que já está um tanto elevada, contnue a subir no mercado internacional.

António Eloy
PS
Basta assobiarem e estou aqui a formar um movimento contra a mineração!!!

Anónimo disse...

Se todos tivessemos um futuro Sr. Eloy, ninguem queria estas empresas a "estragar" o subsolo alentejano, mas assim tem de ser

romcadur disse...

A mineração no planeta tem milhares de anos e perde-se com os estudos feitos nas antigas civilizações e mais recentemente há alguns milhares de anos,(por exemplo) quando os romanos exploraram as minas a norte da ibéria.

Em todos os continentes e paises as minas existem e não é por isso que o planeta tem a poluição que tem. mas sim com o minério negro - petróleo - que em Portugal ainda não se confirmou a sua existência ou pelo menos não tem havido interessados na sua exploração, e que agora parece que tem pernas para andar.

Em Barrancos, houve exploração intensiva e deu emprego e desenvolvimento à região, chegando até a haver quase ao reconhecimento de uma freguesia na Aparis, tal era o seu aglomerado, que tinha cantina, escola primária e uma população de algumas centenas de pessoas.

De toda esta exploração, a poluição daí resultante está ainda à vista sem danos maiores nem para o planeta nem para os regatos de correr água, que ainda hoje dão de beber a animais e a pessoas.

Que a sorte nos seja favorável e que encontrem lº um investidor 2º um filão que deixe os 10% nos cofres do estado e dê trabalho a pessoas essencialmente da terra.

Vamos então ser optimistas.
(escrito como aprendi)

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com o Anónimo e com o romcadur!
Que a sorte favoreça a nossa terra! Se a riqueza está no subsolo, não há razão para não tirar proveito dela.
Veja-se os relatos sobre o encerramento das minas de Jales, o impacto negativo, tanto económico como demográfico que teve nas populações…
Claro que também existe a memória dos acidentes, durante o seu funcionamento e alguns com consequências desastrosas, infelizmente.
Também foram outros tempos… Actualmente é obrigatório o Estudo de Impacto Ambiental, o plano de gestão de resíduos e tantos outros planos e estudos, para além das Normas e legislação, tanto Ambiental como de Segurança e Saúde do trabalho, cabe às autoridades competentes estar vigilantes e atentas.
Cumprimentos,

Agostinha

www.airesmg.no.sapo.pt disse...

Ouro em Barrancos? Quem nos dera!
Mas tal sorte (ainda estamos a falar apenas de prospecção e a possibilidade de encontrar o vil metal em forma de minério -extraível e comerciável) não será fácil.
Não nos esqueçamos de que muitos destes anúncios apenas têm o objectivo de fazer subir as acções de grandes grupos económicos internacionais quando se pretendem operações lucrativas em bolsa.
O sinal de alarme e o cheiro a catástrofe ainda vêm longe, até porque outros lugares em Portugal terão no momento mais probabilidades de verem as preferências pender a seu favor (Jales por exemplo). Assim, descansemos e reflictamos sobre a quantidade de poluição que um automóvel produz numa viagem Lisboa Barrancos.
Um abraço
Aires

Anónimo disse...

Estou de acordo com o antonio eloy, e se houver ouro em barrancos e o operario de Barrancos (mao de obra barata )vai a trabalhar para a mina e vai a ganhar uns miseraveis 500. Euros e poderao ganhar um pouco mais fazendo horas extras ,e depois. Vao vim Operarios de paises de leste e de outros paises( Mao de obra barata ) e problematica e esses operarios vao Trazer as suas Familias ,isto nao vai ser o desenvolvimento vai ser outra romenia ,. ha muitas maneiras de criar postos de trabalho E atrair o investimento para barrancos .eu penso que barrancos ja estar muito desenvolvido em infrastuturas quem quer Que. Barrancos seja uma cidade eu a esses lhe digo vao a viver para lisboa. Ali ha muitas pessoas ,obrigado