domingo, 31 de janeiro de 2010

Inês de Borja: Uma barranquenha ilustre do séc. XVII

Conheço um pouco desta mulher desde há cerca de um ano. Um acaso trouxe até mim um pedido de apoio feito por uma investigadora mexicana. A inexistência de mais dados sobre a vida de Inês de Borja, quer em Barrancos quer nos arquivos regionais, leva-me hoje a divulgar este interessante estudo.
Consta que esta mulher, natural de Barrancos, terá sido a precursora da tipografia em Puebla, México, onde terá chegado em meados do séc. … XVII!
Inês Vasques Infante (Borja, por casamento), nome completo desta personagem que tem fascinado a Dr: Mercedes Salomon Salazar, investigadora da Universidade de Puebla, México.
Para a Mercedes Salazar, bibliotecária da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México, investigadora e autora deste estudo, “esta mujer barraqueña ha resultado muy interesante y decididamente fuera del estándar común para esa época.”
Não falta de informação sobre esta nossa ilustre conterrânea, socorro-me do contributo que os leitores e visitantes deste blogue, sempre atentos e interessados, possam acrescentar sobre o assunto.
Um primeiro artigo da Mercedes Salomon Salazar sobre Ines Borja, ou melhor sobre a Dinastia dos Borja, será publicado brevemente, com base na informação extraída dos arquivos mexicanos. A informação, eventualmente recolhida pela publicação desta notícia, será encaminhada para a autora que continua a aprofundar a investigação.

4 comentários:

IANTT disse...

Siento no poder aportar información
especial sobre esta Sra. cuyo nombre no conocia. No obstante en una busqueda en google.es he podido ver algunas cosas curiosas. No obstante lo primero que he podido ver es que la informacion viene como Vasquez (con "s" en lugar de "z").
En una cita se habla de que era de Barrancos, en Castilla La Vieja (una de las divisines del Reino de España)
Adjunto algunos enlaces buscando en gooble.es: Inês Vasquez Infante

http://www.lafragua.buap.mx/expdig/imprentadelosangeles/p04/imp-04.swf

http://www.buap.mx/impresoras/puebla.html

http://www.unostiposduros.com/?p=577

Saludoos

Anónimo disse...

quero desde ja agradecer-te pelo blogue que tens feito,queria agradecer-te tambem pela dedicação ao povo de barrancos.
é atravez deste blogue que eu e muitos barranquenhos nos mantemos a par do que se passa diariamente.
eu não sou barranquenho vivo ca a algum tempo mas sou desde a muito apaixonado pela cultura barranquenha.
passei todo dia a pesquizar sobre a senhora Inês Vasques Infante, mas não conssegui nada que ja não devas ter cunhecimento.
gostava tambem de te fazer uma pergunta.
a muito que pensso em escrever um realizar um filme sobre o contrabando nos nossos campos e na nossa fronteira, reviver intenssamente os tempos do contrabando como eram na realidade.
sera que a camara me iria apoiar nesse projecto?
e tu me irias ajudar?

Jacinto Saramago disse...

Caro/a Anónimo(a)
Da minha parte podes conar com a ajuda que necessitares. Em relação à CMB, sugiro que apresentes o projecto, que tenho a certeza será apreciado e decidido, de acordo com o seu mérito.
Cpts.
Jacinto Saramago

IANTT disse...

a Anónimo:

El año pasado 2009 se proyecto en España una producción (cortometraje) hecho en Oliva de la Frontera que trata sobre el contrabando y se llama "La Cafetina".
doy algunas páginas de enlace.

http://www.hoy.es/20081122/sociedad/contrabando-pelicula-20081122.html

Incluyo incluso un trailer
http://www.youtube.com/watch?v=6mcWno1xikU

http://www.youtube.com/watch?v=hM4q4-jkRPg&feature=related

Le animo a que pueda conseguir realizar este proyecto.
Saludos