segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A árvore de Natal

A Árvore de Natal que, segundo parece, terá surgido na Idade Média, no território que hoje corresponde à Alemanha, constitui hoje um dos principais símbolos associados ao Natal, tendo substuído, nalguns casos, o tradicional presépio.

Em Barrancos, tal como na maioria dos lares cristãos, a Árvore de Natal também faz parte da tradição natalícia, sendo montada e decorada nos primeiros dias de Dezembro.
.
Amanhã, primeiro dia de Dezembro, muitas crianças vão recordar aos pais (talvez mais à mãe) que  já "está na hora de montar a nossa árvore...".

Ainda há lobos em Barrancos?

No jornal “Público” deste domingo, dia 29, vinha uma longa reportagem sobre os lobos em Portugal, em especial na serra da Nave, onde actualmente foram “semeadas” ventoinhas eólicas.

Na infografia que acompanha o artigo (pág. P2-7), a propósito da evolução da distribuição do lobo em Portugal desde 1930, surge Barrancos, onde, alegadamente, tinham sido encontrados (contados) estes animais em 1930 (muitos), 1960 (menos) e… 1980 (alguns!). Em 2002 já não há registos de lobos na nossa região.

Tendo conhecimento de lobos em Barrancos, pelo menos, até aos finais da década de 1970 - em especial na zona da Contenda e Canto de Cima -, já a sua existência em 1980, causa alguma surpresa, parecendo-me inverosímil


Caso algum leitor tenha visto algum lobo na região de Barrancos, desde os anos 80 até hoje, que faça o favor de o comunicar (quantos e onde), e desta forma poder confirmar a informação do Grupo Lobo do ICN.

domingo, 29 de novembro de 2009

A preocupação do governador e as estradas de acesso a Barrancos

Segundo a imprensa regional, o governador civil de Beja e sete autarcas (só sete?!) manifestaram-se esta semana preocupados com a “ameaça de interrupção ou mais atrasos” nas obras da concessão rodoviária do Baixo Alentejo (IP8 Sines/Beja/Ficalho), após a recusa de visto do TC.


Sendo legítima a preocupação do senhor governador civil, gostaríamos de saber se também o preocupa o estado lamentável e de degradação total em que se encontram as duas estradas nacionais (!?) que ligam Barrancos a Portugal (EN 258 e EN 386), para as quais não se conhecem projectos de intervenção por parte da empresa Estradas de Portugal.

Novena e Solenidade da Imaculada Conceição em Barrancos

De 29 de Novembro a 7 de Dezembro decorrem, na Igreja Matriz, as Novenas de preparação para a Festa da Imaculada Conceição, Padroeira de Barrancos, que se assinala dia 8 de Dezembro.


Para o dia 8, está prevista a celebração de Missa Solene, às 11 horas, na igreja Matriz de Barrancos. No mesmo dia, à tarde, às 15h00, a saída da Procissão, que irá percorrer as principais ruas da Vila.

Por volta das 18h00, logo depois de terminada a Procissão, começará o amontoamento de lenha no centro de Praça da Liberdade, que irá “aquecer o menino Jesus” na noite de Natal.

Recepção à Comunidade Educativa - Barrancos

A Câmara de Barrancos promove na quarta-feira, dia 2, a tradicional "recepção à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Barrancos".

Na "recepção" participam os professores e o pessoal não docente colocados no Agrupamento de Escolas de Barrancos (AEB).
.Do programa destaque para a entrega dos Prémios de Mérito aos Melhores Alunos do AEB no ano lectivo 2008/2009 e o visionamento do filme "Los Refugiados de Barrancos", no auditório do Parque Natureza de Noudar.

sábado, 28 de novembro de 2009

A iluminação Natalícia em Barrancos


Está quase pronta a iluminação Natalícia que irá enfeitar as principais ruas da nossa Vila e alguns edifícios públicos, com especial destaque para os Paços do Município, a Igreja Matriz e o edifício da Torre do Relógio.

.
Na foto, trabalhos de montagem das luzes no edifício da CMB.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mercado Semanal transferido dos Celeiros para Zona do Baldio

O início das obras da Urbanização da Agarrocha provoca a mudança de local da Feira Semanal, para o “espaço situado em frente ao Cine-Teatro”, na zona do Baldio, desde o passado fim-de-semana.

De acordo com o comunicado do passado dia 18, a Junta de Freguesia de Barrancos informa que esta situação poderá ser temporária, decorrendo “neste momento um processo negocial que visa solucionar em definitivo a localização do Mercado Semanal

Recorda-se que a Feira, conhecida como Mercado Semanal, realiza-se no segundo, terceiro e último sábado do mês, tendo estado instalada, provisoriamente, na Zona dos Celeiros, desde o início das obras de construção do novo Lar de Barrancos.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campanha de recolha de alimentos e donativos em Barrancos

O Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (IPSS) resolveu associar-se à campanha de recolha de alimentos que vai decorrer este fim-de-semana em Portugal, junto das grandes superfícies comerciais.
.
No caso de Barrancos, como não existem superfícies comerciais (de média ou pequena dimensão), a campanha terá o apoio do comércio tradicional e os interessados em contribuir poderão fazer a entrega dos géneros/donativos nas instalações do Lar de Barrancos.


Os alimentos e os donativos eventualmente entregues serão destinados ao Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Decisões da Câmara Municipal de Barrancos

A Câmara Municipal de Barrancos reuniu hoje, dia 25, quarta-feira, pelas 9 horas, tendo como

Ordem de Trabalhos

1 - Aprovação, por unanimidade, da acta da reunião de 11/11/2009 (ordinária).
2 - Informação do presidente e dos vereadores.
3 – Concessão de subsidio ao BFC-2º adiantamento PAMAL 2009/2010.
4 – Ratificação da designação AMGAP - Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo, para submeter à assembleia municipal.
5 – Autorizada, por maioria, a concessão de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior - ano lectivo 2009/2010, conforme proposta dos serviços.
6 - Ratificação das alterações ao Orçamento e ao Plano de Actividades de 2009
7 - Apreciação e decisão sobre o processo de informação prévia para a alteração de edifício.
8 - Apreciação e decisão sobre os processos de obras particulares:

• Processo n.º 23/2009, José Côco Bergano;
• Processo n.º 24/2009, AH-BVB;
• Processo n.º 25/2009, Amaro José Pinto Castueira.

A Urbanização da Agarrocha - Barrancos

Começaram as obras da primeira urbanização em Barrancos, da responsabilidade de um promotor privado.



A Urbanização da Agarrocha, promovida pela empresa Inmobel – Investimento Imobiliários, Lda, a construir numa zona nobre da Vila, abrange uma área de 9788 m2, estando previstos a criação de 15 lotes de terrenos, com áreas entre 323 m2 e 630 m2, dos quais 14 destinados a habitação (moradias unifamiliares) e um para comércio.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cem mil! Já passaram das 100 000 visitas

O “estado de Barrancos” atingiu ontem as 100 mil visitas! Muito obrigado às dezenas ou centenas de leitores que, diariamente, em Barrancos, no País ou por esse Mundo fora, visitam, lêem e comentam as notícias aqui publicadas.

A título de curiosidade, permitam-me que enuncie aqui a listagem dos visitantes registados nos dois últimos dias, no contador do blogue:
Portugal:
de Barrancos (olá Vânia, futura comandante da protecção civil; olá anónimos e anónimas; de Santiago do Cacem; de Lisboa; de Tomar; de Álvaro; do Porto; de Almada (olá Romão, como vai essa Universidade Sénior? já preparou a Zambomba?; de Gondomar; de Ferreira do Alentejo; de Marco de Canavezes (olá Jorge); de Grândola; de Faro (olá Luís); de Aljustrel; de Sines; de Beja; de Setúbal (olá Toy G. como vai essa cidade?), de Amareleja (olá amarelejando!); de Évora; de Coimbra; da Amadora (olá Fátima!); de Santarém; do Bombarral; de Oeiras (olá AEloy, como vai esse orçamento participado em Lisboa?); de Moura (olá malta da rádio Planície, que fizeram de mim repórter involuntário!; olá Terras do Carmo, que sempre acomopanho!); de Torres Novas; de Alcabidexe; de Arrentela; de Carnaxide; de Tondela; de Prime; de Lagos, de Portimão (olá jacaré; olá João); de Serpa; de Alvito; de Portel (olá Joqauina); de Requengos; de Cascais; de Sintra; de Vila do Bispo; de Vinhais (olá Isabel); de Coruche; de Albufeira; de Castelo Branco; de Vidigueira; de Mourão; de Redondo; de Alter do Chão; do Barreiro; de Vila Viçosa; de Vendas Novas; de Odemira; de Seixal; do Montijo… etc. etc...
Do estrangeiro:
França: de Fontainebleau; Paris; Estrasburdo); da Bélgica: de Bruxelas (olá Manuela, espero que venhas passar o Natal a Barrancos, com zambomba incluída); Brasil: de S. Paulo, de Natal, do Rio de Janeiro, de Santo Angelo; Espanha: de Madrid (olá Aurora, a contar os dias para o Natal barranquenho?), de Huelva (ola Antonio), de Barcelona; de Reus (ola D. Manuel); do Reino Unido, Universidade de York (olá Pedro, como vai esse doutoramento?); de Angola; de Moçambique; de Cabo Verde; da Ucrânia; da Holanda: Amesterdão e Badhoevdorp; da Suíça; da Irlanda; de Itália; da Rússia, da Polónia; dos EUA, do México; da Argentina; do Chile; de Andorra; entre outros…

Criado por carolice em 26 de Outubro de 2006, já estão on line 649 notícias (post) que, presumo, tenham sido do interesse dos leitores.

O blogue nasceu em 26/10/2006, tem por isso três anos e um mês, mas o contador de visitantes só foi instalado em Junho de 2007! Um sucesso, como se vê, graças a si leitor. Obrigado.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

I Encontro de Futebol 7 - Barrancos


.
I Encontro de Futebol 7 entre a CMB vs GNR.

Grande derbi para este sábado. As equipas treinam desde há cerca de um mês! Os treinadores já têm os esquema de jogo preparado...
A emoção, a arte, o desporto... vão estar em campo, perdão, no Estádio...
.
Reservas de entradas só para jornalistas!
.
Espera-se Estádio abarrotado - Lotação esgotada.
.
(O Real Madrid, o Barcelona, o Chelsea e o Benfica, entre outros grandes clubes europeus mandaram olheiros...)
.
Isto promete!

domingo, 22 de novembro de 2009

A zambomba de Barrancos

A cerca de 30 dias para o Natal é tempo de começar a preparar a Zambomba, para tocar à volta do Lume da Praça. Pode de ser pele de coelho, de lata com cortiça e cordas,... podem ser com as da foto... O que interessa é ter Zambomba na noite de 24 de Dezembro.
.



sábado, 21 de novembro de 2009

Autarcas socialista de Barrancos frequentam acção de formação

De acordo com a rádio Voz da Planície, de Beja, os autarcas socialistas de Barrancos, Alvito, Beja, Moura, Serpa e Vidigueira, frequentam hoje, em Serpa, uma acção de formação sobre "Procedimento administrativo”, “Finanças locais” e “Competências e funcionamento dos órgãos das autarquias”.

Apresentação pública do PRODER em Barrancos


A associação Rota do Guadiana, em parceria com a CMB e a JFB, promove esta segunda-feira, dia 23, uma Sessão de Divulgação e de Esclarecimento sobre o Subprograma 3 do PRODER.

A sessão decorre na Casa das Associações (Junta de Freguesia), com início às 18 horas.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Barrancos Futsal vs Núcleo Sportinguista de Moura (Resultado)



Mais um jogo de interesse, amanhã, dia 21, às 18h00, no Pavilhão Paulo Guerra.
.
Resultado: 6-4. Grande equipa a do BFS!...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Barrancos - Movimento Limpar Portugal

O grupo de Barrancos do Movimento Limpar Portugal, que já tem 18 membros e está disponivel on line através do endereço http://limparbarrancos.blogspot.com/.
Limpar Portugal  é um movimento cívico que tem como objecto promover a sensibilização para a educação ambiental, dinamizando um iniciativa simbólica de limpeza da floresta portuguesa, no dia 20 de Março de 2010.
Em Barrancos, para além do Município e da Freguesia, estão envolvidos no projecto a EBI, a GNR, o Lar Nª Srª da Conceição, a Associação de Reformados, o Clube Amadores de Caça, a Associação Equestre o Estribo e vários cidadãos a título particular.
Vá, consulta o site, inscreve-te e participa na acção prevista para o dia 20 de Março de 2010!

O prolongamento dos Bairros dos Espanhóis: ontem e hoje (Actualizado)

Zona designada de "Prolongamento do Bairro do Ferragial da Rua de Angola", actualmente um dos principais de acesso à EBI de Barrancos.



Traseiras da Rua de Angola, em 1993...
.
.
.... e na actualidade. Novembro 2009 A

ctual artéria

Pormenor do Bairro conhecido  como "dos Espanhóis".  Acessos Celeiros/EBI. Novembro 2009

O IUC (selo do carro) pode ficar em casa

Automóvel Clube de Portugal (ACP) alertou os seus associados para a não obrigatoriedade de circular com o documento comprovativo do Imposto Único de Circulação (IUC).

Este entendimento, sancionado pela Circular nº 7/2008 da DGCI, foi agora divulgado na revista ACP, de Novembro 2009 (pág. 4). De acordo com a DGCI, “os proprietários dos veículos não são obrigados a circular com o IUC”, por inexistência de norma legal que obrigue, à semelhança do que sucedia com o antigo Imposto Municipal sobre Veículos (vulgo selo na foto).


Entende a DGCI que a ser levantado auto de notícia pela não apresentação do documento comprovativo do IUC ou da sua isenção, deve o mesmo ser anulado por insubsistência, quer o contribuinte tenha ou não a situação tributária regularizada.

Mas atenção, não sendo obrigatório “andar” com o IUC, nem a sua apresentação às autoridades de fiscalização (GNR ou PSP), não deixa de ser obrigatório o seu pagamento, sob pena de levantamento de auto de notícia pelo respectivo chefe do serviço de finanças, que servirá de base ao processo contra-ordenacional.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Começaram as inscrições para aquisição do Magalhães


Os alunos do 1.º ano do ensino básico já podem inscrever-se no programa de aquisição do computador Magalhães, através do site e-escolinhas.

Admissão de novos Bombeiros em Barrancos

Estão abertas as inscrições para admissão de novos bombeiros para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Barrancos.
- Para estagiários (antigos aspirantes) - os interessados devem ter entre 18 e 35 anos de idade.
- Escola de Infantes – são admitidas crianças com idades entre os 6 e os 15 anos.
- Escola de Cadetes - podem inscrever-se os jovens com 16 e 17 anos.
Para informação complementar contactar os BVB.
Quartel dos BVB

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O banco, ontem e hoje

O Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa (BESCL), abriu a sua agência em Barrancos a 3 de março de 1980, tendo como equipa: Luís Matias, Jorge Moita, José Antelmo e José Carlos Durão.
.
A agência do BESCL de Barrancos, hoje BES, em 1985 e na actualidade...

Agência do BESCL - 1985

Agência do BES 2009

... onde o multibanco só chegou em meados da década de 90 (séc. XX)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Seis trabalhadores despedidos da Contenda regressam ao trabalho

Em finais de 2008 a Direcção-Regional de Agricultura do Alentejo, em nome do ministro da tutela, despediu todos os trabalhadores do Perímetro Florestal da Contenda, que asseguravam a gestão daquela herdade.

Cerca de um ano depois o Município de Moura que se prepara para, “progressivamente”, assumir a gestão daquela propriedade até 2011, resolveu chamar ao trabalho seis dos trabalhadores despedidos, entre os quais um barranquenho.

Haja sensatez num caso de pura incompetência/negligência ministerial.

Destaque do mês na Biblioteca de Barrancos

Todos os meses a Biblioteca de Barrancos destaca um livro, que aconselha aos seus leitores. Em Novembro o  destaque vai para... a A Viela da Duquesa, de Sveva Casati Mondignani, uma edição ASA.
.

Sinopsis:
Nápoles, 1910. Numas das muitas casas pobres da Viela da Duquesa , onde Rosa Avigliano vive com a sua numerosa família, surge de repente uma jovem mulher elegantemente vestida: ela quer que Rosa lhe prepare um feitiço para conquistar o amor do marido. Teresa, a mais velha das crianças Avigliano, fica boquiaberta perante tão extraordinária aparição. Imaginativa e sonhadora, ela gostaria de poder transpor os limites daquelas vielas sem ar e sem luz, onde viu morrer de miséria, de doença e de fome amigos, vizinhos e até um irmão mais novo. Aquela visitante misteriosa encarna aos seus olhos de rapariga tudo aquilo que até ali lhe foi vedado. Mas a bonita desconhecida não é tão feliz como Teresa imagina. (...)
.
para conhecer o resto da estória, já sabe... a Biblioteca de Barrancos espera por si.

domingo, 15 de novembro de 2009

Resultado do futebol de fim-de-semana


Futebol 7 – 1ª Fase – Série A - 5ª jornada - Infantis
Ontem, sábado, dia 14: 
GDC Casa Povo Safara 2 vs Barrancos FC 4

 Foi um jogo bastante competitivo do princípio ao fim, com balanço positivo para o BFC. Para os “nossos” futebolistas foi uma experiência gratificante, por terem sido acompanhados e observados pelos pais, familiares e amigos, que se deslocaram a Safara, no autocarro municipal disponibilizado pela CMB.


1ª Divisão - 6ºjornada - Sénior
Esta tarde, domingo, dia 15:
Barrancos FC 0 vs FC S. Marcos 0

A equipa da casa não soube aproveitar o apoio do público, e desperdiçou três pontos. Bem sei que ganhou um, mas podiam ser três...

A equipa do Barrancos Futsal (BFS) não jogou este fim-de-semana.

sábado, 14 de novembro de 2009

A controversa pintura da Igreja Matriz de Barrancos

Logo após a publicação da foto da Igreja Matriz de Barrancos em 1977, vários leitores em comentários (não publicados) escreveram solicitando informação sobre o motivo pelo qual a '"nossa' igreja continua branca e não regressa à sua pintura original". Por "pintura original" entenda-se o soco e o cunhal de cor amarelo torrado, como na foto de 1977.

A "pintura da Igreja" é uma controvérsia que dura há cerca de seis anos, que poderá ficar resolvida com a concordância da Diocese de Beja.

Para reforçar a beleza das "cores do Alentejo", nada melhor que observar o enquadramento estético, ambiental e paisagístico da zona, através das fotos da área envolvente à Praça da Liberdade, local onde se situa a Igreja Matriz de Barrancos:


Igreja Matriz de Barrancos - 1977


Igreja Matriz de Barrancos - Novembro 2009


Edifício dos Correios e  Casa Figueiredo - 2009



Cartório Notarial e Registo Civil  - P. Município - 2009


Casa Isabelita - P. Município -  2009


Paços do Município de Barrancos - 2009


Paços do Município de Barrancos/Rua Cónego Almeida -  2009


Praça Liberdade/Rua da Praça - 2009


Rua da Igreja  - 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Barrancos protesta contra os apagões da EDP

Barrancos começa a ficar farto da EDP e do medíocre serviço que esta empresa vem prestando à população local.
Faz amanhã, sábado, 15 dias que decorreu o último grande apagão de mais de 10 horas, provocando enormes transtornos à população, em especial nos estabelecimentos comerciais, cafés e restaurantes. Há registos de avarias em electrodomésticos, que ainda aguardam reparação. Desde então, todos os dias, sem excepção, continuamos "desligados da luz", temporariamente...
Infelizmente, em Barrancos, os “apagões” começam a fazer parte da rotina do dia-a-dia. São frequentes os picos de corrente; são frequentes os cortes e as interrupções no fornecimento de energia eléctrica. Num dia, chegam a ser contabilizados dezenas, para não dizer centenas de cortes… Em suma, a EDP não se recomenda nem é recomendável!
Sabe-se que a CMB apresentou mais um veemente protesto à EDP, reivindicando e exigindo junto da entidade reguladora, o fornecimento regular e com qualidade do serviço público essencial (a energia eléctrica) sem cortes e sem picos de corrente, recordando que esta empresa tem por objectivos satisfazer, com os mais elevados níveis de qualidade de serviço, as necessidades e expectativas dos seus clientes barranquenhos.
A este blogue têm chegado vários comentários de indignação e pedidos de divulgação pública deste lamentável acontecimento. Para o autor do blogue não chega o protesto da CMB. Propõe-se que a população local siga o exemplo das autoridades municipais, apresentando o seu protesto e a reclamação junto da EDP, a quem deve ser pedido que "preste um serviço de qualidade, sem cortes e sem picos de corrente, cumprindo as suas obrigações legais e estatutárias e a Lei de Defesa do Consumidor”.

O autor desta notícia, seguindo o apelo dos leitores, já protestou junto da EDP e solicitou esclarecimentos ao Provedor do Cliente e à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Aguardo as respostas.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A azeitona do totoloto


Enquanto não chega o cogumelo e o espargo ainda é escasso, sabe bem beber uma cervejinha acompanhada de… azeitonas, machacadas!…

A amostra, deliciosa, foi “comida” ontem à noite, dia de Sº Martinho, no café do Carlos (ex-Gabriel), em Barrancos. Disseram-me que eram do Daniel C…!? Gente “influente” dizia que eram do António Pic… Não importa, com ou sem azeitona, vale a pena beber (com mederação) uma mini no Carlos, na companhia dos amigos, ZM, LC, e outros que, de vez em quando, à quarta-feira, com a desculpa do totoloto, vão até lá…

Na próxima quarta-feira, lá estaremos….

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Câmara de Barrancos estabelece as funções e as competências para o mandato 2009/2013


A Câmara Municipal de Barrancos, por despacho do seu presidente divulgado pelo Edital nº 43/2009, de 29/10, estabeleceu a redistribuição de funções pelos vereadores e a distribuição de competências, para o mandato 2009/2013, iniciado no passado dia 24 de Outubro.

De acordo com o despacho ora divulgado o executivo municipal em regime de permanência é constituído pelo presidente, Dr. António Pica Tereno e dois vereadores, a Dr.ª Isabel Catarina Caçador Sabino, que se mantém como vice-presidente e António Manuel Durão Gavino.

Pelo mesmo despacho, o Presidente da CMB, fixa as competências dos membros da Câmara Municipal e procede à delegação de competências nos seus vereadores, conforme abaixo se indica:

O Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, enquanto responsável máximo municipal, optou por manter as funções da superintendência e coordenação geral da actividade autárquica, bem como:
• Administração e Finanças;
• Desenvolvimento Económico e Turístico;
• Planeamento Estratégico e Projectos Comunitários;
• Protecção Civil;
• Representação Institucional do Município;
• Gabinete de Apoio à Presidência (GAP);
• Recursos Humanos e Modernização Administrativa;
• Planeamento e Ordenamento do Território.

A Vereadora (Vice-presidente) Isabel Catarina Caçador Sabino, fica responsável pelas áreas sociais, tais como:

• Cultura;
• Desporto;
• Acção Social e Terceira Idade;
• Educação e Juventude;
• Associativismo;
• Politicas de Emprego;
• Saúde;
• Transportes.
• Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barrancos (CPCJ);
• Conselho Municipal de Educação de Barrancos (CME);
• Conselho Local de Acção Social (CLAS);
• Núcleo Local de Inserção do RSI

O vereador António Manuel Durão Gavino, assume as competências operacionais relacionadas com o urbanismo e os serviços urbanos, designadamente:

• Ambiente, Águas e Saneamento;
• Espaços Verdes;
• Iluminação Pública;
• Mobilidade, Sinalização e Trânsito;
• Vias de Comunicação;
• Obras e Projectos Municipais;
• Habitação, Urbanismo e Licenciamento Actividades económicas;
• Património e Instalações Municipais;
• Politicas Florestais.
• Conselho Municipal de Segurança de Barrancos (CMS);
• Conselho Cinegético Municipal de Barrancos (CCM);
• Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI);
• Serviço Municipal de Protecção Civil.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Sº Martinho em Barrancos


A Câmara Municipal de Barrancos comemora o Sº Martinho 2009 com um magusto aberto à população, que vai decorrer no pátio do Museu Municipal, a partir das 15 horas.

A loja chinesa de Barrancos

Reabriu recentemente em Barrancos a Loja dos Chineses, que fica junto à rotunda do touro, frente ao Hotel Agarrocha, que se encontrava encerrada para férias, desde finais de Julho passado.
A Loja dos Chineses de Barrancos, que abriu há cerca de dois anos, rapidamente de tornou um local de "passeio e de peregrinação" para muitos barranquenhos e turistas, atraídos pela diversidade de produtos e pelos preços baixos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Começou a apanha da azeitona em Barrancos

A apanha da azeitona começou nos primeiros dias de Novembro, coincidindo com a abertura temporária da delegação local da Cooperativa Agrícola de Moura de Barrancos (CAMB).
No Alentejo espera-se uma subida de 20% na produção de azeite. Segundo o Diário de Notícias (DN) de hoje, que cita o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, este crescimento deve-se “à gradual entrada em produção de novos olivais”. Ainda, de acordo com o DN, a CAMB, que agrupa 1200 olivicultores, prevê receber mais cinco milhões de quilos de azeitona, para atingir os “30 milhões de quilos, correspondentes a perto de seis milhões de quilos de azeite.
Em Barrancos, onde o olival é “muito velho”, não tendo havido qualquer plantação nos últimos 50 anos, a produção poderá ser muito inferior à campanha de 2008. Por outro lado, de acordo com alguns pequenos olivicultores locais, em “muitos currais não será apanhada uma única azeitona”, situação que se vem agravando desde há alguns anos. O motivo poderá estar no desagrado com as “regras impostas pela cooperativa” o baixo preço da azeitona que não compensa uma “jorna”, uma empeitada ou simplesmente a entrega “a meia”.

Pormenor do olival de Barrancos - Serra do Calvário (Novembro 2009)

domingo, 8 de novembro de 2009

Novo quartel-sede para os BVB avança brevemente

As obras de construção do novo quartel dos BVB, adjudicadas à empresa OBRÉVORA, pelo valor de € 816.678,80, poderão ter início até ao final de 2009. Entretanto, a direcção da associação dos BVB aguarda a celebração da assinatura do contrato de financiamento por parte do gestor do Programa Operacional Temático de Valorização do Património, no âmbito do QREN (POVT) e do licenciamento municipal, que deverá ocorrer numa da próximas reuniões da CMB.
O novo quartel dos BVB, a construir num terreno cedido pelo Município de Barrancos, inclui um heliporto, e deverá estar concluído em Dezembro 2010.

sábado, 7 de novembro de 2009

Barrancos reforça a protecção dos seus produtos de excelência: Presunto e Paleta de Barrancos DOP

A Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) requereu junto da GEPP a alteração do caderno de especificações de Presunto de Barrancos DOP.
As alterações propostas têm como finalidade a inclusão das extremidades anteriores (paletas), provenientes de porcos adultos, da raça alentejana (Sus ibericus), excluídos os varrascos e porcas reprodutoras, salgadas, secas e não fumadas, e o alargamento da área geográfica de produção de matéria-prima, aos concelhos e freguesias que já fazem parte da área de produção de carne de porco alentejano DOP.
Com esta alteração, para além de reforçar a protecção e o controlo da qualidade do Presunto de Barrancos DOP, é criada uma nova denominação – Paleta de Barrancos DOP - pretensão há muito esperada pelos produtores locais.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

EN 386 Amareleja/Barrancos

EN 386 está finalmente em obras!...
Para quem esperava uma grande intervenção no troço Amareleja/Barrancos, provavelmente vai ficar desiludido. A Estrada de Portugal (EP) começou esta semana as obras esperadas há anos, mas para quem já passou pelos trabalhos viu apenas uma "pintura". Pelo que se vê, as obras resumem-se à aplicação de uma ligeira camada de alcatrão, uma limpeza, que não tapa um buraco...
.

Foto: Obras na EN 386 (06112009)

A EN 386, construída nos finais dos anos 60 do séc. XX, quando não havia uma carro, tem o mesmo traçado desde essa data, tendo sofrido algumas intervenções mínimas que em nada melhoraram a aderência ao tapete. Consta, quem por lá passa quase diariamente, que os buracos e as lombas são quase da família e têm nome...
.
Esperamos que o Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias (InIR), que tem por missão "regular e fiscalizar o sector das infra-estruturas rodoviárias e supervisionar e regulamentar a execução, conservação, gestão e exploração das referidas infra-estruturas", esteja atento a esta intervenção.

Para mais informação sobre este tema: http://estadodebarrancos.blogspot.com/search?q=Estradas

Os esparragos barranquenhos


Uma mostra dos espargos (esparragos em barranquenhos) recolhidos pelo Mariano "periquito", expostos ontem no Café Central, em Barrancos.

Feliz do afortunado que os levou, por um euro...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Barrancos FS reforça plantel e prepara embate decisivo

De acordo com a notícia divulgada no site oficial, a equipa do Barrancos FUTSAL (BFS) acaba de reforçar o seu plantel com a aquisição de um novo jogador: José Luís Pelica Marques Coelho.
.
Entretanto, este sábado, dia 7, o BFS vai ao "campo" do GD Alcoforado (Beja)  para o seu "último e decisivo jogo da fase de Grupos" (Série A, da Taça do Distrito de Beja), onde ocupa o 1º lugar, com 4 pontos, juntamente com o Instituto Politécnico de Beja.



terça-feira, 3 de novembro de 2009

Baile dos Quintos 2009 em Barrancos

O Baile dos Quintos decorre este sábado, dia 7, a partir das 23h00 no Quintalão de Festas de Barrancos. Os Quintos ou festa das Quintas estava associada à implantação do Serviço Militar Obrigatório (tropa).
A chamada à inspecção militar de todos os rapazes nascidos no mesmo ano, que tinha lugar anualmente em Outubro ou Novembro, era motivo de celebração familiar.
No caso de Barrancos, as festas constituíam motivo de celebração intracomunitária, diferenciada do calendário festivo. A sua organização apresentava-se estruturalmente como um rito clássico de passagem, com uma separação clara dos protagonistas em relação ao resto da comunidade, terminando com uma fase de reintegração onde simbolicamente o jovem “se tornava adulto” (atingia a maioridade).
Na época dos Quintos, os rapazes reuniam-se e percorriam as ruas da Vila, cantando versos em castelhano, muitas vezes dedicados às namoradas ou a outras raparigas que admiravam. Estas rondas nocturnas, praticamente diárias, tinham como local de reunião os bares e os cafés da Vila e terminavam no dia anterior à partida dos “quintos” para a Inspecção Militar com a oferta, pelos familiares, de uma festa em suas casas.
O regresso da inspecção marcava para o grupo a aquisição de um novo estatuto social. Esta transição era marcada com um baile oferecido pelas famílias à população local: O Baile dos Quintos.
Entre 1980-1992 a inspecção militar realizava-se em Setúbal. Nos últimos anos antes da extinção do SMO, os rapazes eram chamados a Lisboa. Actualmente, com a extinção do serviço militar obrigatório há quase uma década, perdeu-se o ritual da festa em casas dos rapazes, mas ainda mantemos a tradição do baile organizado pelos rapazes, ao qual seguindo uma lógica de igualdade de género se juntaram ultimamente as Quintas (as raparigas nascidas no mesmo ano)
No universo identitário de Barrancos, os Quintos provavelmente ocupavam (ocupam) um dos momentos festivos mais importantes, logo depois da Festa de Agosto.
Para que os nossos jovens Quintos e Quintas possam iniciar a Ronda das Noites a cantar "os quintos", aqui ficam (em espanholês) alguns dos versos mais emblemáticos cantados pelos Quintos de Barrancos:

Adiós calle de San Bento
Con ventanas y balcones!
Ya para my se acabaran,
Todas las conversaciones!

Vamos a subir, subir
Que nos llaman las campanas.
Que nos van a inspeccionar
A las diez de la mañana!

Adiós casa de mis padres,
Casa de mi corazón.
Quien te pudiera llevar
Sirviéndome de estación!

El uno lleva en la gorra
El doce en el pantalón.
A ti, querida del Alma
Te llevo en el corazón!

Quítate Deza ventana,
Cara de sardina frita!
Que cada vez que te veo,
Me se revuelven las tripas…

Se el Carrusca nos pregunta,
Por que estamos tan delgado?!
Como vamos a estar gordos,
Sí nos dan el pan tachado!

El uno tengo en la gorra,
El dos, en pantalón!
E a ti querida del alma,
Te llevo en el corazón!

Desde que vino la moda,
De los vestidos granate,
Se parecen las mujeres,
Papas fritas, con tomates!

Mi suegra, la Tía joya,
Ninguna nuera le gusta!
Que haga una de madera
E recoja las virutas!

De noche te vengo a ver,
Por que de día, no puedo.
Me están pariendo las cabras,
E estoy haciendo los chiqueros!

Si quieres que tu abuela
Se ponga vieja!
Ráscale la barriga
Con una teja!

Si quieres que te crezca
Morena, el pelo!?
Péinate con el peine
Que yo me peino!

Deseando estoy, que llegue,
Mañana a las diez del día!
Para que sepa mi madre,
Cual será la suerte mía!

Adiós calle del Cerro,
Que fea eres!
Lo que tienes bonito,
Son las mujeres!

Quiéreme, que yo soy rico!
Que tengo cuatro higueras,
Una pareja de mulos,
E un castañar en la sierra!

Yo no se,
Que tiene madre.
Que cuando la miro llora!
Será que voy a entrar en quinta,
En esta que viene ahora?

Anda, aquí primito hermano
Dos cosas te voy a dar!
La chaqueta e el sombrero,
Que me van a inspeccionar!

Non siento ser soldado
Ni que las balas me maten!
Lo que siento, es mi morena,
Que otros pillos la maltraten!

Una teja te quito,
Y otra te pongo!
Para que sepas niña,
Que soy cachando!

Viva los cabellos rubios!
Viva los rubios rubiales!
Viva los de mi morena,
Que son de los naturales!

Quítate Deza ventana!
Non me seas ventanera!
Que taberna de buen vino
No necesita bandera!

Adiós, que me voy, me voy
Adiós, que me quiero ir!
Ay, dame la mano (paloma)
Que me quiero despedir!

Con un pie en el estribo
E otro en la arena!
Se despide el soldado
De su morena!

Anda vete a la mierda
Con tus quereres!
Tan deprisa me olvidas
Como me quieres!

Soldadito soy, e traigo
En la gorra, dos leones!
Uno para quitar penas,
E otro para las ocasiones!

Ya se va la camioneta
y se llevan a mi hermano!
Ya no tengo quien me traiga,
Pañuelitos de la mano!

Callecita, callecita
Quantos paseos me debes!
Cuantas veces me he arrima-o
A la cal de tus paredes!

El 17 de Octubre
Ya nos van a inspeccionar!
Ay, para saber la suerte
Que Dios nos tiene guardada!

E agora, em Barranquenho, umas quadras do saudoso Leli, recordadas pelo Romão Durão:

O QUINTO

No dia da minhah quintah
Preguntem-le a mêh quintôrroh.
Ê me patiê o gôrro
E ásta l'arranquê a cinta!

Enquanto q'aqueli tio
Me dissi: - "tu báis p'á tropa"!
Me bisti a minha rôpa
E saí dando ronquioh!

Me preguntam: - como fico?
L'arrespondo: "d'acabálo"!
E en casa d'António Lálo
Me f(u)i a tirá oh picoh!


“Sem fronteiras vs Sin fronteras” - I Troféu Internacional de Pesca Desportiva

De acordo com a informação disponibilizada pelo Clube de Pesca de Desportiva de Barrancos, foi criado o I Troféu “Sem Fronteiras vs Sin Fronteras”. O Troféu, uma organização conjunta do Clube de Pesca de Barrancos, e os clubes congéneres de Oliva de la Frontera, Amareleja e Mourão é constituído por um "mini campeonato disputado em três provas a realizar nas albufeiras de Alqueva (Mourão), Russianas (Barrancos) e Barragem ZAOS (Oliva de la Frontera)", nas seguintes datas:

22 de Novembro - Barragem de Alqueva (Mourão)
29 de Novembro - Barragem das Russianas (Barrancos)
20 de Dezembro - Barragem ZAOS (Oliva de la Frontera)

- Prémios por prova: 75% do valor das inscrições da referida prova;
- Vencedor Final do I Troféu: € 300 + Troféu. Prémios para os três primeiros classificados (individuais).
- Vencedor Equipas: 50% do total das 3 provas. Prémios para as três primeiras equipas classificadas;

Inscrições:
- Individual: € 10/por prova;
- Equipas: €15/por prova.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Presunto de Barrancos (DOP) na Lista dos Produtos Europeus de Excelência


O Presunto de Barrancos (DOP) foi distinguido e integrado na lista de excelência alimentar da Europa, elaborada pelo Atlas Mundial Qualigeo-Atlas, uma publicação inteiramente vocacionada para os produtos agro-alimentares de qualidade e que já distinguiu 115 produtos utilizados na gastronomia em Portugal.
.
O Qualigeo-Atlas, um manual constituído por 1200 páginas, privilegia a cozinha genuína do Mediterrâneo e Atlântico, valorizando sobretudo os alimentos confeccionados segundo receitas tradicionais e artesanais - nalguns casos seculares - que identificam as especificidades gastronómicas e práticas agrícolas ancestrais dos países ou regiões de origem.

Mais informação: www.qualigeo.it/Tabs/TabProduct.aspx?ID_OGGETTO=b33f2ff4-6531-4e22-8f09-266f695050fd

domingo, 1 de novembro de 2009

Quem quer comprar/vender casas em Barrancos? (actualização 3)

Para quem mora em Barrancos provavelmente sabe que há muitas casas “à venda”. Sabe onde estão e conhece os seus donos. Umas têm placas de agências, outras um simples papel a dizer “Vende-se” ou “vendo”.
.
Já houve mais! Agora são poucas ou estão menos visíveis. A alteração ao regime do crédito bonificado que restringiu e dificultou o acesso ao crédito bancário, que até há cerca de 4-5 anos era facilitado pelas próprias instituições bancárias, tem contribuído para a diminuição da procura de casa, agravadondo a crise do imobiliário.

O “estado de Barrancos”, enquanto espaço informativo de âmbito local, lido em todo o Mundo, inicia hoje uma espécie de secção destinada ao “mercado imobiliário” de Barrancos. Ficam assim satisfeitos os pedidos efectuados por vários leitores ao logo do último ano, que solicitavam informação sobre “casas à venda em Barrancos”.

Para este primeiro contacto com os potenciais compradores optei por divulgar dois imóveis que se encontram à venda e podem ser consultadas on line (na Internet). Para outra oportunidade ficam as casas (e os terrenos) ainda não colocados na Internet ou que os seus promitentes vendedores queiram divulgar graciosamente neste espaço.

Ref. 1
Bairro da Floresta - Barrancos
“Moradia em banda, praticamente nova. Composta por dois pisos: R/C, com Pátio interior, sala de estar com lareira, sala de jantar, WC, cozinha, terraço. 1º Andar: 2 quartos com roupeiro, um escritório ou quarto, WC.
Preço: € 95.000
Proprietário: não divulgado - Contacto: 965822955”







Ref. 2
Rua Nova do Baldio – Barrancos
“Moradia unifamiliar, T3, com estábulo, quintal e anexo. Casa típica com chão em xisto, quintal com árvores de fruto, estabulo, lareira e com vista panorâmica para a Serra Colorada e Estádio Municipal de Barrancos
Preço: € 60.000
Proprietário: não divulgado - Contacto: 932114855”






Entretanto, acrescentam-se mais duas casas que se encontram à venda há já algum tempo:


Ref. 3
Rua de Sº Bento, 25 - BARRANCOS
Moradia de R/C, traça antiga, necessitando obras.
Preço: Não divulgado
Proprietário: não divulgado - Contactos: 919 385 103 - 285 253 460



Ref. 4
Rua da Cruz, nº 2-4 - BARRANCOS
Casa de r/c e 1º andar, com entradas separadas, traça antiga a necessitar de obras.
Preço: não conhecido
Proprietário: não divulgado -  Contacto: no local



Ref. 5
Rua 1º de Dezembro - Barrancos
Prédio Urbano, destinado a habitação de rés-chão e 1º andar, com área comercial e quintal com 158m², integrado num terreno com uma área de 344 m2.
Preço: € 250.000.


Ref. 6
Rua Dr. Filipe Figueiredo - Barrancos
Antigo Posto da Guarda Fiscal
Preço: não conhecido.