domingo, 21 de junho de 2009

O manifesto das obras públicas

Este blogue está vocacionado para assuntos locais.
Contudo, hoje, talvez por ter apanhado sol a mais na cabeça, apetece-me abandonar o umbigo e falar sobre um assunto nacional de extrema importância: o manifesto sobre os grandes investimentos públicos. É obra!

Cá vai, o dito cujo:

Um grupo de economistas resolveu fazer um aviso aos portugueses. Não é um grupo qualquer: são os grandes nomes do país. São antigos governadores do Banco de Portugal, antigos ministros das Finanças, professores, empresários, deputados. Politicamente vêm de toda a parte, excepto do PC e do Bloco (de Esquerda), e têm, em conjunto, uma experiência que começou em Marcelo Caetano e chega até hoje. (…)” - In Vasco Pulido Valente (VPV), jornal Público, 21/06/2009.

O grupo de economista a que se refere VPV é aquele que no dia anterior, sábado, faz publicar um manifesto de “apelo à reavaliação dos grandes investimentos públicos”, no caso, das auto-estradas, da rede ferroviária de alta velocidade (TGV) e do novo aeroporto de Lisboa.

Para VPV, “nunca nenhum governo em vésperas de eleições, sofreu um vexame parecido: uma espécie de moção de não-confiança de uma elite incontestável e prestigiada.” (!!!)

Mesmo admitindo a arrogância e a incompetência politica dalgumas políticas deste governo, e provavelmente de todos os que os precederam, qualquer vulgar cidadão nacional gostaria de saber por onde andaram e o que fizeram esta presumida elite incontestada e prestigiada, desde Marcelo Caetano…?

Sem comentários: