terça-feira, 10 de setembro de 2019

Mesa atelier vence concurso da Casa Mortuária de Barrancos

O projeto, autoria dos MESA atelier que adoptou o mote “Construir com a paisagem” foi o vencedor do Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto da Casa Mortuária de Barrancos, promovido pelo Município de Barrancos, com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS), foram apreciados pelo Júri, composto pelos Arquitectos João Bilo (Câmara Municipal de Barrancos) e Madalena Menezes (indicada pela OASRS) e pelo Arquitecto Paisagista António Francisco Pereira Pacheco (CM. Moura).
O projeto "é resultado de uma apropriada intenção de projeto, que se traduz numa forte adequação da casa mortuária à sua envolvente, traduzida no respeito demonstrado pela arquitetura local e existente e pelo enquadramento paisagístico envolvente".
No concurso, onde foram apresentados 91 trabalhos, o segundo prémio, foi atribuído à proposta da autoria de Lima & Paixão – Gestão e Projectos Lda, de Évora,  “propõe o uso de materiais com bom comportamento face à vida útil do edifício e cuidado com a eficiência energética do mesmo, assumindo-se como elementos valorizadores da intervenção."
O terceiro lugar foi para a proposta coordenada pelo Arquitecto Carlos Nuno Lacerda Lopes, do Porto, evidenciado pela “boa implantação, bem como a solução programática do equipamento conseguida, evidenciando uma boa articulação dos espaços e relações geradas com a envolvente”.
As propostas das duplas Miguel Abecasis/Ana Moniz e João Pignatelli/José Cambão receberam ambas uma menção honrosa.
Segundo a informação disponibilizada pela empresa vencedora, a cerimónia de entrega dos prémios e a inauguração da exposição dos trabalhos vai decorrer no Cineteatro de Barrancos, no dia 14 de setembro, às 15h00. A exposição ficará patente até dia 30 de setembro.
A ordenação ficou desta forma:
1º classificado
Autoria: MESA atelier
Coordenação: Paulo Dias
2º classificado
Autoria: Lima & Paixão – Gestão e Projectos Lda
Coordenação: Jorge Manuel Lopes Paixão
3º classificado
Autoria: CNLL Lda
Coordenação: Carlos Nuno Lacerda Lopes
Menção honrosa
Autoria: João Pignatelli e José Cambão
Coordenação: João Pignatelli
Menção honrosa
Autoria: Miguel Abecasis/ Ana Moniz
Coordenação: Miguel Abecasis
(mais fotos aqui)

5 comentários:

Anónimo disse...

Se já temos pena de morrer, ainda fiquei pior.

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a das 18h58
Não seja exagerado! Todos temos a nossa hora.,..!!!

Anónimo disse...

Fracamente, críticas por ter gato e por não ter!!! Se critica engordar vai haver muita gente obesa

Jacinto Saramago disse...

Tem um pouco de razão o(a) anonimo(a) poeta, mas as críticas não vão pela importância da casa mortuária, que já tarda, e todos reclamam. Poderão ir por outras razões.
cpts

Anónimo disse...

Aquele que nunca criticou que atire a primeira pedra. A critica faz parte da nossa sociedade e nos povos pequenos tornam-se mais evidentes e certamente que o anónimo também já criticou e até o próprio comentário dele é uma critica aos críticos deste post. Como diz o moderador, já tarda mas as criticas vão por outros lados, principalmente pela vertente financeira da coisa.
Cumprimentos.