quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Barrancos com projeto piloto de recolha de lixo "porta-a-porta" (conceito payt)

ResiAlentejo, em parceria com os Municípios, no início de 2020 vai arrancar com seis experiências piloto de recolha porta a porta de resíduos associado ao conceito PAYT, abrangendo os municípios de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.
Segundo a empresa, "este projeto pretende criar um sistema socialmente mais justo, em que a faturação associada à produção de resíduos em cada lar deixa de estar associado ao consumo de água, e passa a estar associada à produção efetiva de resíduos indiferenciados."
Nos sistemas de recolha atuais todos os utilizadores pagam o mesmo, independentemente se efetuam a separação dos materiais recicláveis e da quantidade de resíduos que produzem. A base dos sistemas PAYT é que o utilizador paga o que produzir e, desta forma, quanto menos produzir, menos paga. Para isso deve adquirir os sacos de plástico em local a indicar pela entidade gestora.
No caso dos sacos com tara perdida, os utilizadores adquirem previamente os sacos às autarquias, que já incorporam o valor da tarifa por saco adquirido. É um método muito aplicado pela Europa porque é de fácil implementação, mas não me parece que o venha ser na região, Barrancos incluído. A alteração do sistema e o preço dos sacos ainda não divulgado, poderão condicionar o modelo e levar à proliferação de novas lixeiras, um pouco por todo o território.
Brevemente será lançado o sitio da internet deste projeto, onde poderão ser obtidas mais informações sobre o mesmo. Contudo, será também necessário uma grande campanha de sensibilização e esclarecimento junto da população local, para evitar que a medida, socialmente justa, seja um fracasso.
Exemplo de um sistema PAYT através do saco perdido
 (The Island free press, 2009).

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou só fazer um reparo. A meu ver existem poucos pontos de ecopontos distribuídos pela Vila, já para não falar de ecopontos para os eletrodomésticos. Cumprimentos Jacinto

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo, haverá 4 ou 5 pontos da vila equipados com ecopontos e a limpeza dos mesmos deixa muito a desejar, ou melhor dito, deveriam ser esvaziados com mais frequência.
Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

Nota
A colocação do Ecopontos tem sido uma batalha (ainda não vencida) da JF, sendo a sua responsabilidade da Resialentejo. Segundo os comentários aqui recebidos, neste e noutros post, será necessário uma (re)distribuição de ecopontos pela Vila, com recolha mais frequente. E limpeza, tal como os contentores do lixo comum.
cpts