terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Saúde: cada barranquenho foi cinco vezes ao médico em 2012

De acordo com os dados da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, no centro de saúde de Barrancos foram efetuadas 6971 consultas de Medicina Geral e Familiar (MGF) durante 2012.
No mapa estatístico abaixo divulgado, falta a informação relativa às consultas de planeamento familiar, de saúde infantil e juvenil, bem como as consultas de enfermagem. 
Em síntese, durante 2012, em média, o centro de saúde de Barrancos realizou 25 consultas/dias úteis, tendo cada barranquenho "ido ao médico" cerca de cinco vezes. 
Saliente-se que o "pessoal médico" do centro de saúde de Barrancos resume-se a uma única médica de família (drª Patrícia Vilela), não sendo substituída, na maioria das vezes, durante as suas ausências por férias ou doença, "por falta de médicos em Moura"!
Quadro estatístico da ULSBA

5 comentários:

Anónimo disse...

AS ESTATISTICAS DIZEM ISSO. MAS A VERDADE É QUE NÃO DIZEM QUE HÁ PESSOAS QUE NUNCA FORAM AO MEDICO OU QUE DURANTE A SUA VIDA FORAM UMA OU DUAS VEZES ,ENQUANTO QUE HÁ OUTROS QUE VAO QUASE TODOS OS DIAS ,ASSIM SENDO QUANDO OS QUE ADOECEM DE VERDADE ENCONTRAM SEMPRE AS SENHAS PREENCHIDAS. NÓS OS BARRANQUENHOS DEVERIAMOS SER MAIS CONSCIENTES E ACABAR COM O CONSUMISMO EXAGERADO.


MANUEL FRANCISCO

Anónimo disse...

Então essa matemática? Somos cerca de 1800 habitantes, portanto, não chega a 4 vezes e não cinco. É só uma questão de pormenor e exatidão...

Anónimo disse...

Pois há alguém q deve ter ido 10 vezes porque não pus lá os pés.
O Manuel Francisco tem toda a razão, há barranquenhos a monopolizar as senhas todas.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
"há barranquenhos a monopolizar as senhas todas", diz o anónimo das 13h48.
Repare que numa população envelhecida, é normal que a "procura" de médico seja maior entre a faixa etária igual ou superior a 60 anos. Para muitas destas pessoas, a ida ao centro de saúde constitui um momento de escape, de convívio (conversa) com a médica, com a enfermeira, com as administrativas....

Quantas destas pessoas (conheço várias) não ficam mais aliviadas das suas maleitas, depois duma conversa no CS? Uns dedos de conversa no CS tem efeito placebo, e poupa dinheiro ao ministério da saúde e ao doente. E se não chegar a conversa, podemos sempre visitar o Dr. Paco, no fim-de-semana, perguntar "como está" ou “para ver quem está”. Não podemos generalizar, mas ocorrem situações destas.

Como em todo o lado, há serviços que funcionam bem, outros menos bem, outros mal... Mas é reconfortante ligar para o CS de Barrancos e poder marcar uma consulta por telefone, sem precisar deslocar-se ao local. Se não for urgente, pode não ter senha para o dia, mas será informado/a que pode ser no dia seguinte, … ou noutra data.

Pergunte a um familiar que resida na área de Lisboa (ou noutro local) se já fez o mesmo no seu CS vai ver a resposta!

Felicidades aí para todo o pessoal do CS de Barrancos!
Cpts
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Mas se querem conversa vaiam ao jardim ou a casa da vizinha.
O ser idoso não é por si só uma doença, e doa a quem doer, não dá o direito a tirar uma vaga a um doente de verdade, seja jovem, adulto ou idoso.