El barranqueño. Un modelo de lenguas en contacto é o título do último livro da Prof. Maria Vitoria Navas Sánchez-Élez, recentemente editado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM).
O livro (nas fotos), ainda não disponível em Barrancos, é o fruto do trabalho de investigação da Prof. Vitória Navas iniciado em 1987, influenciada pelo prof. Lindley Cintra que lhe propôs fazer sobre o dialeto barranquenho, no âmbito do Projecto Diacronia e Sincronia: Linguagens Fronteiriças do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
De acordo com a autora, o livro "describe, em primer lugar, el marco histórico y geográfico que ha dado lugar al habla - (dialeto barranquenho). A continuación se analiza el barranqueño como resultado del contacto lingüístico entre el portugués (variedad alentejana) y el español (variedades extremeña y andaluza). Asimismo se estudia desde una perspectiva variacionista, mostrando la influencia que los factores lingüísticos y extralingüísticos tienen sobre la realización de determinadas variantes. Además, se contemplan los procesos de creación de las lenguas en contacto y se señalan las semejanzas y divergencias entre el barranqueño y el fronterizo de América del Sur. Por último, la monografía ofrece destacados documentos relativos a la literatura oral y tradicional, así como ciertos elementos de folklore."
Capa do livro, excerto da introdução e algumas fotos
Entretanto, no âmbito do projeto de “Preservação e Valorização do Barranquenho", que se encontra em execução no Município de Barrancos, em parceria com a Universidade de Évora (Prof. Ana Paula Banza e Filomena Gonçalves) e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Maria Vitória Navas), está a ser preparada uma nova edição melhorada e ampliada daquela obra, criadas as bases da convenção ortográfica para normalização da fala baranquenha, bem como a criação dos dicíonários Barranquenho-Português e Português-Barranquenho.
.Nota. O livro pode ser adquirido on line, clicando aqui.
4 comentários:
Com certeza que é uma contribuição importante para o estudo do dialecto barranquenho.
É grão a grão que se constroi algo válido e neste campo a Dr. Maria Navas é uma autoridade que só por si já é valioso este trabalho.
Espero ter oportunidade de adquirir um exemplar.
Estou espectante para ler o trabalho.
ROMCADUR
a onde posso comprar um jose
Nota do autor:
Caro leitor/a "jose", neste momento, o livro poderá ser adquirido unicamente através de pedido on line à Universidade Complutense de Madrid, seguindo o link do post.
Cpts
Jacinto Saramago
Enviar um comentário