quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dulce Simões - doutoura universitária com tese sobre Barrancos

Maria Dulce Dias Antunes Simões, antropóloga, conhecida e amiga de Barrancos, doutorou-se esta segunda-feira, dia 12, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), com a tese “Dominação e Resistências; Memórias da Guerra Civil de Espanha em Barrancos. Estudo do Processo de Interacção Social entre Comunidades de Fronteira", com orientação da Profª. Paula Godinho (FCSH-UNL) e do Prof. Jose María Valcuende del Rio (Universidade Pablo de Olavide, Sevilha).
Na apresentação da Prova de Doutoramento fez questão de associar-se o presidente da câmara municipal de Barrancos, António Tereno, "máximo dignitário das gentes de Barrancos, a quem foi dedicado o trabalho".
A tese de doutoramento analisa e explora, numa dimensão social, a tragédia que foi a Guerra Civil espanhola e as suas consequências nas populações da raia.
Vídeo-síntese do trabalho da Dulce
De acordo com a Dulce Simões, "a guerra civil de Espanha foi um dos acontecimentos mais marcantes do século XX, que ocupou o cerne das discussões políticas, a primeira página dos jornais, desencadeando paixões e ódios, gerando violências e injustiças, apelando a heroísmos individuais e colectivos, plasmados por investigadores e intelectuais numa inesgotável bibliografia historiográfica e literária".
A violência e a tragédia humana vivida e testemunhada por milhares de pessoas, justifica que gerações inteiras preservem a memória da guerra, ancorada em narrativas e canções, que o seu trabalho acolhe.
Momentos depois da dissertação e aprovação da tese de doutoramento (12-12-2011)
Na foto (da esquerda para a direita): Juan Brian O'Neill, Professor catedrático do ISCTE/IUL, Inês Fonseca, Professora associada da FCSH-ULN, Paula Godinho (orientadora) professora agregada da FCSH-UNL, Dulce Simões, autora do trabalho, António Tereno, presidente da CMB, José María Valcuende del Río (co-orientador) Professor agregado da Universidad Pablo de Olavide de Sevilla, Susana Trovão, Departamento de Antropologia da FCSH-UNL e Heriberto Cairo Caro, decano da Universida Complutense de Madrid.
Aditamento:
Entretanto, a Câmara Municipal de Barrancos, sob proposta do seu presidente, deliberou em reunião de 14/12/2011, aprovar "um voto de Louvor e Reconhecimento à Professora Dr.ª Maria Dulce Simões, pelo valioso contributo da sua obra e percurso dedicado ao estudo e investigação das relações sociais na Vila de Barrancos, durante o período da Guerra Civil de Espanha (1936 – 1939)."

Sem comentários: