sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reforço do abastecimento de água a Barrancos

A empresa Águas Públicas do Alentejo, SA (APdA)  começou a construir o terceiro depósito de águas de Sº Bento, integrado no "Plano de reforço do abastecimento de água e saneamento da Vila de Barrancos", que deverá ser executado até 2015.
Depósitos de Águas de Sº Bento - foto de 08/02/2011

12 comentários:

Maria galhoz disse...

Isto não significará nova subida no preço da água ?

Jacinto Saramago disse...

Olá, Maria
Talvgez não saiba, mas está em marcha, para aplicar talvez ainda este ano, a chamada tarifa única, da responsabilidade da entidade reguladora da água (IRAR). Significa isto o que? significa que, a exemplo do que sucedeu com a luz da EDP (dantes eram os Municípios que cobravam) o preço da água será igual em qualquer ponto do país!

Sugiro consulta ao site do IRAR, onde poderá encontrar muita informação sobre esta medida, que, por enquanto, está a ter a resistência de muitas câmaras municipais. Mas, será imposta por lei.

Cts.
Jacinto Saramago

Maria galhoz disse...

Obrigado Jacinto pela informação, mas eu já esperava isso e discordo plenamente, só digo salve-nos quem puder!!!

aeloy disse...

Pois acho uma excelente iniciativa, aliás como foi a retirada aos munícipios da gestão da electricidade.
Havia municipios que faziam altas negociatas com a compra e venda dessa.
A uniformização e, claro, o aumento que acho deve ser significativo para cobrir os custos, prevendo casos sociais e algum apoio a esses, faz parte da lógica de boa e sustentável gestão dos recursos, com qualidade e repercutindo no todo nacional as questões de interioridade.
Defendo à muito, e nos meus livros está publicada argumentação, o estabelecimento de uniformidade dos preços e a privatização, com regulamentação adequada sempre que possível, o que já se passa no acxesso ao consumo final de electricidade, e aí pode estabelecer diferenciação de preços.
António Eloy

Anónimo disse...

Pois Jacinto, o preço da água será igual em qualquer ponto do país, e a qualidade?

Anónimo disse...

A nossa água infelizmente não tem a qualidade que se deseja nem que se lhe exige... Mais, na minha opinião, o método de cobrança do lixo, também não é muito justa nem imparcial, pois gastar muita água não é sinónimo de "fazer" muito lixo.

Maria galhoz disse...

Continuando a defender o meu ponto de vista, eu acho que a água é um bem comum e não devia ser explorada por terceiros, isto é por empresas sendo elas munícipais ou não, todas têm em vista interesses próprios , esquecendo-se do interesse comum .Acho justo que todos tenhamos que pagar esse serviço ,mas sim um seviço com qualidade e tendo em conta o poder económico da população , tudo o que não obedeça a este parâmetro
é injusto. As leis são decretadas
lá dos gabinetes no topo da pirâmide e nós cá na base só nos resta aceitar e calar , mas como posso eu calar perante as injustiças que acontecem ao meu lado , dia após dia , e eu que não sou "PARVA"não estou disposta a fazê-lo , mesmo excluída e sem estatudo , tenho a minha dignidade e os meus valores dos quais não abdico.
Obrigado Jacinto pela oportunidade deste desabafo.
Até já.

Anónimo disse...

A água é um bem comum mas não se encontra na forma como nós a utilizamos em casa, para tal é necessário contruir infra estruturas que a faça chegar às nossas casas, entre outros gastos que temos de os os pagar. Há concerteza pessoas ainda vivas que em tempos não tinham água canalizada como faziam???? Sabem melhor abrir a torneira não é?? pois isso paga-se.

Burro Celestino disse...

O que não entendo é o porque de tanto tempo para construir um depósito! Até 2015? Nos tempos de hoje ñ há forma de o fazer mais rápido? Temos um lar novo, um campo de futebol e um parque industrial acabado em um ano e pouco, e para fazer um depósito precisam de 4 anos???
Se fosse numa grande cidade levariam tanto tempo a fazê-lo?
Saudações a todos.

Jacinto Saramago disse...

Caro burro celestino
Talvez não tenhas lido bem. 2015 é o horizonte temporal de execução do plano de investimento da Aguas do Alentejo, que abrange muito municípios e não só Barrancos!
Cpts
Jacinto Saramago

Burro Celestino disse...

Mea culpa Jacinto.
Obrigado pela informação.
Cumprimentos.

romcadur disse...

Que se paguem como deve ser, tgodos os labores que trazem e purificam a água, mas que não se junte à factura todo um exercito de taxas muitas vezes ilegais, para aumentar lucros.

A experiência que temos nas cidades, principalmente naquela onde vivo, obriga-me a ficar com o pé atrás, que se pague o justo sim senhor.