domingo, 19 de agosto de 2007

Festas de Barrancos 2007 - 3 - Bilhetes dos Tabuados

Desde 1987 que os tabuados da praça são construídos pelo Município (leia-se câmara) e entregues para exploração à Comissão Organizadora das Festas.
Como todos os anos, desde 1987 que os bilhetes dos tabuados, para as três filas sentadas, são colocados à venda às 10 horas do primeiro sábado seguinte a Santa Maria.
Como todos os anos, a fila para comprar os bilhetes começa a formar-se por volta das 16 horas de sexta-feira;
Como todos os anos, há gente que “aluga” gente para comprar o bilhete da primeira fila;
Como todos os anos, os bilhetes das duas primeiras filas e a maioria dos bilhetes de sombra das terceiras filas desaparecem logo nas primeiras horas da “abertura” da venda;
Como todos os anos, por esta hora - 17 horas de domingo -, segundo dia de venda, só sobram bilhetes na terceira fila, zona de sol;
Como todos os anos, a praça vai estar cheia – em cima e em baixo – mesmo sendo dias úteis;
Espero, contrariamente aos últimos anos, que a Comissão de Festas de 2007, com menos dois elementos devido a peripécias passadas, honre os compromissos, pague as contas e tenha uma BOA FÊRA.
Barrancos merece.

2 comentários:

aeloy disse...

Caro, partilhando algun do desencanto que exprimes, não quero deixar de transcrever moção que em 2003 apresentei na Assembleia Municipal (omitindo os considerandos) sobre as Festas de Barrancos, que foi recusada pelos votos da maioria do P.S. e que penso continua a ter, com as reformulações do tempo, toda a utilidade.

(...)
Dados estes factos proponho:

1- Que seja criada uma Comissão Municipal composta pelo Presidente da A.M., um representante de cada grupo político, um representante do Executivo e o Presidente da Junta de Freguesia, para a qual deve ser convidado, como observador, um representante da Comissão de Festas (*)

2- Deve essa Comissão M. proceder à elaboração de um questionário a dirigir aos apoiantes das nossas tradições e distribuído a toda a população para avaliar os problemas, questões bem como propostas de renovação. Só respostas identificadas deverão ser consideradas.

3- Que essa Comissão M. proceda a um levantamento e seriação das respostas e, nesse enquadramento, organize uma conferência sobre estas questões, que possibilite articular e desenvolver um modelo compaginável com a evolução da situação legal e com as actuais necessidades e que permita estruturar um desenvolvimento sustentado para as nossas festas. Essa conferência deverá ser organizada até ao início da Primavera.

4- Sendo que a Comissão de Festas tem hoje, no quadro da nova situação, uma situação legal e um funcionamento que implica determinadas regras, deve esta Comissão Municipal elaborar um projecto de regulamento, que discutido com a C.Festas, defina claramente o papel de cada entidade no processo das Festas. Esse Regulamento, quadro de referência, deverá ser apresentado numa Assembleia Municipal Extraordinária, para a qual deverão ser recolhidos todos os comentários.

5- Sendo que a memória é um elemento fundamental para construir o futuro deve ser no âmbito desta Comissão M. elaborado um registo dos documentos (fotos, artigos de jornais ou revistas, documentos vários, etc.) e com um arranjo gráfico adequado publicado livro ou publicação com esses.

6- Esta Comissão M. deverá requisitar para o seu serviço o secretariado de um funcionário municipal, no quadro da conveniência do regular funcionamento dos serviços camarários, de acordo com informação do Executivo .

(*) Esta comissão deverá entrar em funcionamento no prazo de 15 dias úteis. Para tal deverão os grupos políticos e o Executivo, indicar os seus representantes, nesse prazo. Deve a Comissão de Festas ser informada desta Comissão Municipal e ser convidada a fazer-se representar.

(o Deputado Municipal Independente, eleito pela CDU)


António Eloy

Jacinto Saramago disse...

Caro Eloy

Lembro-me perfeitamente da proposta e da discussão que levou a que fosse rejeitada a sua inclusão na Ordem de Trabalhos da AMB. Recordo que a proposta de integração na OT só recebeu votos favoráveis do proponente (António Eloy e do André Carvalho). Os demais 14 votaram contra (PS) ou se abstiveram (CDU).

Disse-o na altura que concordava, em parte com o seu teor. Podia e devia ter sido discutida. Foi pena que o conteúdo da proposta não tivesse sido discutida. Tinha o mérito de iniciar um debate/discussão em torno das nossas festas que ficou por fazer.

Aguardemos Setembro.