quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Festas de Barrancos 2007 - 2 - Peditório de Santa Maria

15 de Agosto, dia de Santa Maria.
Em Barrancos, os preparativos para a Festa entram numa fase crucial. Hoje, a partir das 8 horas e até cerca das 18 horas, decorre o peditório pelas ruas da Vila.
O peditório (recolha de donativos) é efectuado pelos cinco elementos da Comissão Organizadora das Festas, os festeiros, vestidos com uma batina e acompanhados do guião de Nossa Senhora. Como apoio levam um colaborador e um equídeo, supostamente para transportar os produtos em espécie oferecidos pela população local.
No final do peditório, entre as 18-20 horas, é contado o dinheiro recolhido e afixado publicamente.
À noite, a partir das 22 horas, realiza-se o Leilão para venda dos produtos em espécie que tenham sido oferecidos durante o peditório. No recinto da praça da Liberdade, antigamente iluminada e apinhada de gente, cada festeiro percorre o espaço a mostrar o produto que pretende vender. Ao maior lance, arremata-se a venda,...
Constituindo o Peditório um dos principais rituais da organização da Festa, tem vindo contudo a perder a importância. O desinteresse da população, em especial pelo Leilão, é evidente, sendo que continua a haver a preocupação de "oferecer dinheiro à Santinha". Neste dia, critica-se aquele/a que, estando em casa, não abre a porta à "santinha" e com este gesto recusa colaborar na recolha de fundos para a festa.
Se o dia 15 é Santa Maria. Dia 14 era o dia do "Bibo" cuja figura desapareceu com a morte do tocador, Sr. José Ramon, há cerca de 10 anos. O Bibo, ou melhor, o toque característico do tambor e o som da gaita, anunciava as vésperas do Peditório ou a passagem da Santinha para recolha de fundos. Com o Bibo seguiam as crianças e o fogueteiro.
Nos últimos anos, comissões de festa com elementos muito jovens, inexperientes e, na sua maioria, sem qualquer competência e/ou capacidade para organização de um evento desta natureza, aliado, na minha opinião, a algum desinteresse da população e das autoridades locais, tem contribuído para o desprestígio deste ritual em geral e das Festas em particular.

Sem comentários: