segunda-feira, 28 de maio de 2007

O encerramento da escola nº 1 em Barrancos

Segundo o documento do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) divulgado recentemente, cerca de de 1000 escolas deverão encerrar portas, entre as quais a escola primária nº 1 de Barrancos(escola de cima).
No Alentejo, aumentam os municípios que só ficam com as escolas básicas integradas a funcionar - caso de Barrancos e Gavião.
Em relação a Barrancos, este anúncio do ME/GIASE está tecnicamente errado, porquanto não existe aqui um encerramento de facto, que está previsto na Carta Educativa, mas apenas a "deslocação" dos alunos para o edifício-sede, no caso para a EBI.
A ainda escola primária nº 1 ficará devoluta, a partir do próximo ano lectivo 2007/2008, podendo ser entregue ao seu proprietário, a Freguesia de Barrancos.
Entretanto, começaram as obras do novo jardim-de-infância de Barrancos, que será instalado no edifício conhecido por Centro Cultural. Com a transferência do pré-escolar para as novas instalações e das turmas do 1º ciclo para a EBI, ficam concentrados numa área confinante todos os níveis de ensino existentes em Barrancos.

Sem comentários: