quarta-feira, 24 de abril de 2019

Eleições para o Parlamento Europeu 2019 - Barrancos poderá estrear uma única seção de voto

A alteração à lei eleitoral, que o eB noticiou, para além da ordenação do eleitor por ordem alfabética, poderá levar à "criação" de uma única secção de voto em Barrancos. 
Por força do artigo 52º da lei eleitoral, haverá "tantos cadernos de recenseamento quantos os necessários para que em cada um deles figurem sensivelmente 1500 eleitores". Com a aplicação deste norma, nas eleições para o Parlamento Europeu, a 26 de maio de 2019, os 1338 eleitores de Barrancos terão uma única secção de voto. No caso, provavelmente vai continuar a existir a secção de voto  (nº 1) situada na Câmara Municipal, desaparecendo a secção de voto (nº 2) que funcionava na EBI.
De acordo com o calendário da CNE, o prazo para os desdobramentos das assembleias de voto, da responsabilidade das Câmaras Municipais, terminou a 21 de abril, devendo os mapas definitivos ser afixados até ao dia 26 de abril, sexta-feira.
Outra inovação tem a ver com o voto antecipado, que foi generalizado, podendo ser exercido por qualquer eleitor que o manifeste entre 12 e 16 de maio de 2019. A votação antecipada decorre no dia 19 de maio, uma semana antes da eleição.
urna de voto



folheto sobre a votação antecipada em mobilidade
Mais informação aqui

Sem comentários: