quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Festas de Barrancos 2018 - o 2º encerro (dia 30)

7h00 - céu limpo, ensolarado, 14ºC, (pode chegar aos 35ºC), vento NO 4km/h; humidade relativa de 89%, e 966 hpa (pressão atmosférica). No quintalão de festas, ainda se ouve a música - restos baile -, mas neste caso, com DJ.
7h10 - na rua do encerro, pouca gente, mas a praça já está animada. Muito animada. "Bacalao, com bacalao...", é ao que mais se canta. Na Sociedade dos Rapazes, a fila para as senhas, e depois para levantar a bebida (ou comida), chega à porta, e muitos vão desistindo. No café Central, o mesmo. Muita gente. Faltam locais para comes e bebes, nesta zona! Muitos lamentam que o bar da rua da Igreja, explorado por vezes pela comissão de festas, esteja este ano encerrado, tirando "vida à rua do encerro, que está mais triste", diz-se. O bar do Barrancos FC, só abre mais tarde, depois do encerro.
7h27 - o foguete avisa que os touros já chegaram. Na rua do encerro, são retirados os últimos carros, e as portadas começam a ser fechadas.
7h52 - os cabrestos começam a subir a rua
8h00 - o foguete, morteiro, avisa da iminente largada do touro, que segundos depois já está na rua, onde tem dificuldades em correr. Escorrega várias vezes, mas não apanha, nem toca em ninguém. Na praça, corre, faz a limpeza, mas rapidamente é enlaçado e metido no curro
8h18 - largada do segundo touro. na rua nada de especial. na praça faz alguma limpeza, mas acomoda-se junto aos cabrestos, donde sai por vezes. quinze minutos depois estava nos curros.
rua do encerro, 7h10
praça - tabuados, 7h15
(Fotos: eB, 30-08-2018)

1º touro, na rua
(Fotos: J. Corrales)

1º touro, na rua


1º touro, na praça



2º touro, na rua


2º touro, na praça
(Fotos/video: eB, 30-08-2018)

Sem comentários: