quinta-feira, 10 de novembro de 2016

IGAI - recomenda à GNR para resolver problemas do posto da GNR de Barrancos

Segundo a notícia da Rádio Pax, a Inspecção Geral da Administração Interna (IGAI), na sequência de visitas surpresa a 38 postos territoriais da GNR em 2015, terá recomendo ao Comando-Geral da GNR que “promova os necessários esforços para resolução dos problemas identificados ao nível das instalações, sendo prementes as situações dos Postos Territoriais de Serpa e Barrancos, do Comando Territorial de Beja (...)”.
No caso de Barrancos, a resolução do problema passaria pela mudança de instalações da rua da Igreja para o antigo quartel dos BVB, nas Fontainhas, cedido pelo Município à GNR, que ainda aguarda obras de remodelação desde inícios de 2016.
A mudança do posto da GNR da Rua da Igreja, para o antigo quartel dos BVB, já aqui tinha sido noticiada em 26/03/2013, esperando-se que tivesse ocorrido durante 2016.
Posto da GNR de Barrancos - Foto: eB, 04-10-2016
Futuro Posto da GNR de Barrancos
Foto: eB, 27-02-2013

5 comentários:

Fernando Durão disse...

O antigo quartel dos BVB pertence à Segurança Social.

Jacinto Saramago disse...

Caro Fernando

O edifício da antiga Casa do Povo, onde esteve instalado o quartel dos BVB até finais de 2015, é propriedade da Segurança Social.

Contudo, por um protocolo de 18/08/1993, a "SS/Beja cede o edifício à CMB para ali instalar o quartel dos BVB".

Entretanto, já prevendo a saída dos BVB para o novo quartel, a CMB e a SS/Beja celebram em 08/08/2012 uma alteração ao protocolo inicial, que se resume a autorizar a instalação da GNR naquele edifício.

O protocolo e a alteração citados, estão disponíveis no sítio electrónico da CMB (http://www.cm-barrancos.pt/autarquia/cmb/Protocolos_Acordos/Protocolo%20CMB-CRSS%20(ed%20casa%20Povo).pdf )

abç.



Fernando Durão disse...

Ok.Mas mesmo com protocolo o direito de propriedade é da SS.

Jacinto Saramago disse...

Sim. A posse deste prédio pela SS foi uma má opção legislativa. Um erro.
Recordo que assim o determinou o DL que extinguiu as Casas do Povo, que transferiu as suas propriedades,incluindo esta, para a SS.
Assim continua, 42 anos depois.
Cpt

Jacinto Saramago disse...

Adenda para completar a minha informação:

Apesar do prédio da ex-Casa do Povo ser propriedade da SS, toda a zona que sofreu obras de ampliação (área do parque de estacionamento, onde dantes estava um parque infantil), que parece integrada no edifício, pertence ao Município (CMB), tendo sido objeto de registo predial.