sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lar Residencial de Barrancos - dois anos nas novas instalações

Passam hoje dois anos desde a abertura das novas instalações do Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (LNSCB).
Os primeiros utentes chegaram por volta das 10 horas, vindos da "casa velha", onde tomaram o pequeno-almoço. O almoço já foi servido nas novas instalações, com a cozinha em funcionamento desde essa manhã (ver nota abaixo). A lavandaria seria o primeiro serviço da instituição a mudar de casa, logo no início de junho.
Esta nova Casa não seria hoje uma realidade sem o apoio do Estado, financiamento PARES e o compromisso de comparticipação do Município local, mas muito se deve ao trabalho incansável, de formiguinha, desenvolvido por todas as direções, sem exceção, que por alí passaram desde 1991. Neste caso, pelo envolvimento e pelo apoio e empatia pessoal, não poderia deixar de destacar a gestão e o trabalho da D. Conceição Rato Gavino (2000/2005) e Margarida Burgos (2006/2008), as presidentas da direção que me antecederam no cargo (2009/2012).
Início da obra. Foto: eB, 12-09-2009
Atualidade: Foto: eB, 13-06-2013
Vista aérea. Bing (13/06/2013)
Nota pessoal
Até a entrada em funcionamento destas instalações foi necessária a intervenção de muita gente, na sua maioria anónima. Hoje, à distância de dois anos, reitero o agradecimento aos trabalhadores dos diferentes serviços daquela instituição em junho de 2011: diretora/técnicos, administrativos, encarregada, ajudantes familiares, auxiliares de limpeza, de lavandaria e cozinha. Neste último serviço citado, recordo com saudades as conversas, as sugestões e recomendações, os receios, os medos e as angústias, mas também o sentimento de alegria por finalmente ver concretizado o sonho de um Novo Lar. Falo da Maria Antónia, cozinheira e funcionária mais antiga daquela instituição, que precocemente nos deixou no início de 2013.

Sem comentários: