quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A lenha da praça para aquecer o Menino Jesus

A temporada do "vão levar lenha à praça" começou oficialmente no dia 8, momentos depois de recolher a Procissão. A foto, desta tarde, documenta o montão de lenha que já está na praça, à espera do dia 24.


Praça da Liberdade, Barrancos

Espera-se que este ano o - "ae, ae, ae, ramito de laurel..., por causa de la leña nos llevam al cuartel! - se faça ouvir muitas vezes a caminho da praça....
.
O estado de Barrancos, reconhecendo o interesse  na preservação e na divulgação das nossas singularidades culturais, resolveu publicar, com a ajuda dos leitores, as cantigas desta Quadra Natalícia outrora ouvidas em Barrancos, que têm vindo a desaparecer.

Há muita lenha disponível nos ferragiais à volta da Vila, à espera de "vir à praça". Força malta da Forja, do Top, do Passêo, do BBT3 e da GALP ! Juntem-se em grupos e vamos buscar lenha para a praça! 
Ah, e não tenham medo "da guarda"! Esse tempo já passou há 35 anos!

Quantos leitores desta notícia, quando jovem, terão sido presos por "trazer lenha à praça"? Há histórias fantásticas (e algumas quase dramáticas) desses tempos, que a juventude de hoje nem acredita!

Sem comentários: