quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Festas de Barrancos 2007 - 4: A construção dos tabuados

Há três dias começaram a fazer os tabuados. Das 6 da manhã às 19-20 horas da tarde a sinfonia audível em quase toda a Vila é a dos martelos e das moto-serras.
O tabuado, para quem não sabe, é uma estrutura construída com madeira (troncos e tábuas) no largo central de Barrancos, que servirá de praça de touros para as corridas dos próximos dias 29 a 31 de Agosto.
A construção dos tabuados é, desde 1987, uma responsabilidade assumida pelo Município (da Câmara Municipal), na sequência de uma decisão maioritária da população ouvida em referendo realizado em Maio desse ano. A sua exploração é entregue à Comissão Organizadora das Festas.
Antigamente, isto é, até 1986, os tabuados eram construídos e explorados por particulares que adquiriam essa concessão à Comissão de Festas mediante um leilão, realizado no dia 18 de Agosto. Sucessivos défices apresentados pelas Comissões de Festas, algum desinteresse dos privados em explorar os tabuados, entre outros não menos importantes, contribuíram para que esta situação fosse alterada.
Há três dias começaram os tabuados. Sábado ou domingo estarão prontos. A areia da praça (a arena) será o tapete que cobrirá a calçada a partir do próximo dia 26.
A Festa está no ar. A Festa começou. É hora de beber uns copos, comer umas tapas, conviver com os amigos que há tempos não víamos.

Sem comentários: