domingo, 5 de agosto de 2007

Agosto, Festa de Barrancos – 1

Justificação:
Agosto é o mês da Festa de Barrancos. Porque considero que a fêra, tal como está, precisa de uma “mexida” resolvi iniciar a publicação de umas crónicas (sem que me tenha imposto qualquer periodicidade) que, espero, venham a contribuir para um debate de reflexão sobre o modelo e a forma da sua organização, entre outros aspectos, que poderão vir a estar esgotados num futuro muito próximo, se o não estão já! Inovar? …alterar? …mudar?... é necessário!?
1 - Com os foguetes das 00h00 do dia 1 de Agosto entramos no mês da Fêra de Barrancos. A partir desta data e até ao dia 27, todas as tardes às 7h45 são lançados dois ou três foguetes que anunciam a chegada da carrêra (camioneta da Barranquense, que só por si merece uma crónica) e, com ela, supostamente, dos nossos conterrâneos da diáspora. Esta espécie de recepção está hoje ultrapassada: a carrêra (que actualmente chega um pouco mais cedo) tráz pouca gente e a maioria (para não dizer quase todos) vêm de carro próprio e chegam na última semana, quando não nas vésperas.
2 - Os foguetes do dia 1 de Agosto marcam também o início de rituais: para o homem a saída todas as tardes para “beber um copo” e “ver o ambiente”, por esta altura mais justificado; para a mulher, a ansiedade ou a angustia para a compra da “roupa da fêra”.

Sem comentários: