quarta-feira, 4 de abril de 2018

CPCJ de Barrancos - programa "Abril - mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância"

Celebração do Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância – Abril 2018

O mês de Abril é assinalado em Portugal desde o início do século XXI, como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barrancos (CPCJ de Barrancos), seguindo as sugestões da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens (CNPDCJ) aborda esta questão desde 2012.

Para assinalar a campanha de 2018, de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos, a CPCJ de Barrancos, com o apoio da Câmara Municipal de Barrancos, preparou três ações simbólicas (ver programa anexo), para desenvolver ao longo do mês:

- A colocação de uma faixa de lona na fachada de sete edifícios públicos, parceiros da CPCJ, com o laço azul e frases de apelo/sensibilização;
- A criação do Laço Humano na Praça da Liberdade, que decorrerá na mesma data/hora, em todo o território nacional;
- Ainda durante todo o mês de abril, nos sete serviços públicos onde será colocada a faixa/lona, a população poderá recolher um pequeno “Laço Azul”, símbolo da iniciativa.

As faixas de lona serão colocadas nas fachadas dos seguintes edifícios públicos: na CPCJ Barrancos, na sede dos Paços do Município de Barrancos (CMB); no Centro de Saúde de Barrancos; no Agrupamento de Escolas de Barrancos; na Creche de Barrancos; no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barrancos e no posto da GNR.

O laço humano será “construído” pelos alunos, docentes e auxiliares do Agrupamento de Escolas de Barrancos, membros da CPCJ e representantes das entidades locais parceiras. Para dar um caráter intergeracional, a Associação de Reformados de Barrancos associou-se à iniciativa, na qual poderão participar qualquer cidadão voluntariamente. 
Neste caso, pela simbologia, o “laço humano” a construir na Praça da Liberdade, deverá ser filmado e fotografado para divulgação junto dos meios de comunicação social e instituições locais, regionais e nacionais.

Sem comentários: