quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Candelária 2018 - continuamos de quarentena seca

"Não há manêra de cair uma pinga d´água", ou "ehste tempu ehstá uma autêntica dehsgráça", ou "já não tenho nem rahma de olivêra, nem d'azinhêra, para o gado", ou, ainda, "ihsto está mau, muito mau". Tudo desabafos a propósito do tempo, ou melhor, da falta de chuva que está a agravar os prejuízos na agricultura e na pecuária. 
Em Barrancos, e provavelmente em toda a zona da raia, procura-se desesperadamente feno e palha para alimentar o gado, cujo preço não para de subir. Basta entrar na Sociedade dos Rapazes, ou em qualquer café local, deparamos logo com o desespero de quem já pouco ou nada tem para o gado. A sementeira, a pouca que por aqui ainda se faz, está completamente perdida. Deitar as batatas na terra, "nem vale a pena". Vamos  no segundo ano de seca!
Na "quarentena" da Candelária 2018, que começou a 2 de fevereiro, ainda não houve um dia de chuva. Temos tido 17 dias frios, com temperaturas mínimas muito baixas (chegaram aos -2ºC), acompanhados de nevoeiro, por vezes intenso, mas nada de chuva.  Nestes últimos três dias o tempo "piorou", ou seja, continua seco, mas agora com pouca humidade e as temperaturas máximas a rondar os 18º/20ºC. O "normal para a época", diz-se.
Entretanto, há previsão de chuva para a próxima semana. Mas, tal como como dizia um dia destes um agricultor na Sociedade, "só vendo"!
Fonte: IPMA

3 comentários:

IANTT disse...

Esto pinta mal.
Las vamos a pasar como se dice por aqui "canutas"

Anónimo disse...

Quando acaba a Quarentena?

Jacinto Saramago disse...

A quarentena acaba dia 12/3!
cpts