sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Prorrogado até 31 de outubro o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios

O outono muito quente e seco, com temperaturas a rondar os 32º/34ºC, obrigam o Governo a  prorrogar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 31 de outubro, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Entre outras medidas, mantêm-se a proibição de fazer queimas e queimadas. Atenção, também, aos cigarros que são deitados fora, pela janela de carros!
Para quem não sabe ou não se lembra, recordamos hoje um episódio pouco divulgado: Na tarde do passado dia 1 de outubro alguém distraído, que circulava pela estrada da Serra Colorada, em direção ao Pinho Alto, deitou fora o cigarro...e o isqueiro. Valeu a rápida intervenção do vigilante que se encontrava no posto de vigia da Serra (Paulo Bonito), que conseguiu dominar o fogo logo no inicio, ainda antes da chegada, que foi rápida, da brigada de sapadores municipais e dos BVB. Sem esta intervenção, provavelmente a nossa Serra Colorada seria hoje mais uma "serra negra", fazendo parte da triste estatística dos fogos 2017, que dificilmente esqueceremos.
vista parcial da Serra Colorada, a partir do alto e S. Bento
(Foto: Arquivo, eB, 03/10/2012) 

Sem comentários: