A sopa de batatas com bacalhau, poejo e hortelã da ribeira, apresentada pelo Bar-Café "O Top" (foto 1), de Carlos Ramos, foi a vencedora do concurso gastronómico Barrancos à Mesa, que decorreu no passado dia 1 de abril, numa organização conjunta da Associação de Defesa do Património de Mértola e a Câmara Municipal de Barrancos.
O segundo prato apresentado por este estabelecimento, Acelgas bravas com ovos, mereceu também elogios por parte do chef de cozinha Hélio Loureiro (foto 2) que presidiu ao concurso.
O concurso era aberto aos estabelecimentos de restauração e bebidas de Barrancos e aos presentes no espaço de restauração da expoBARRANCOS 2012, tendo participado, para além do "Top", o restaurante "A Esquina", o Hotel Agarrocha e o Bar "A Forja". Saliente-se que, perante as iguarias apresentadas, o juri teve muitas dificuldades em decidir.
Curiosamente as acelgas, uma das plantas comestíveis que está a desaparecer da mesa dos barranquenhos, tinha sido aqui recomendado para que fosse recuperada e incluída nas ementas dos restaurantes locais.
Foto 1: Café-bar o TOP, Rua do Cerro, nº 3, Barrancos. Imagem daqui.
Foto 2: Júri do concurso "Barrancos à Mesa" (chef Hélio Loureiro, 1º à direita)
Foto 2: Júri do concurso "Barrancos à Mesa" (chef Hélio Loureiro, 1º à direita)
1 comentário:
Não haja dúvidas, pois são já algumas evidencias, investir e apurar o que é nosso e que dificimente se encontra noutro sítio dá sempre bom resultado.
Bifes há em todos os lados, mas bifes à moda de barrancos ainda não vi noutro sítio, e cá em casa corremos alguns sítios.
Presento, esparragos, sopa de batata com bacalhau, acelgase outras ifguarias, sãonossashé que encrementar isto.
Patabens ao TOP e ao Carlos e servam se cerimónia oque é bom.
Enviar um comentário