A Autoridade Tributária (Serviços Locais de Finanças), com o apoio dos Municípios, está a proceder à atualização das matrizes prediais urbanas, para efeitos de avaliação fiscal do Imposto Municipal de Imóveis (IMI).
Provavelmente muitos dos leitores do estado de Barrancos já devem ter recebido nas suas moradas uma carta como a da imagem, dando conta da atualização do valor tributário (predial) do seu imóvel (habitação), dum monte, dum palheiro ou inclusive de uma cabana que há muito tinha abandonado...
Esta atualização matricial abrange todos os prédios urbanos que não foram avaliados (ou transacionados) desde 2004, quando entraram em vigor as novas regras do IMI.
Se não concordar com o novo valor atribuído pelas Finanças pode sempre pedir uma segunda avaliação, mediante o pagamento de € 204,00. Nesse caso será chamado um avaliador independente para ir ao terreno confirmar a informação. Mas se o montante se mantiver ou subir, quem paga as despesas da nova avaliação é o contribuinte reclamante. Já se o valor descer, as despesas ficam a cargo do Município.
Prepare-se para o IMI de 2013. Vai ser a doer e não há isenções!
Notificação de avaliação de imóveis
Aditamento:
Não se esqueçam que hoje é o último dia para pagar o IMI 2011!