sexta-feira, 17 de julho de 2009

Barrancos sobe no índice da qualidade de vida em 2009

Segundo um estudo elaborado pela Universidade da Beira Interior, Barrancos é um dos municípios portugueses que mais melhorou a sua posição no índice sintético de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar (indicador de qualidade de vida), passando de 156 em 2007 (com dados de 2004) para 104 em 2009 (com dados de 2006).

"Este índice reflecte a realidade do país", recorrendo a meia centena de variáveis de 15 áreas como equipamentos (de comunicação, culturais ou outros), educação, ambiente ou dinamismo económico, entre outros, permitindo aferir o nível de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar de cada um dos 278 municípios do continente. Ficaram de fora os municípios dae regiões da Madeira e dos Açores.

Nos primeiros lugares da tabela destacam-se os municípios de Lisboa (1º), Albufeira (2º), Oeiras (3º), São João da Madeira (4º) e Porto (5º).

Nos últimos cinco lugares aparecem os municípios de Arcos de Valdevez (274), Vinhais (275), Ribeira de Pena (276), (Alcoutim 277) e Cinfães (278º) que encerra a tabela.

De acordo com este estudo, Barrancos é o 104º município com melhor indicador de qualidade de vida, ficando acima dos seguintes municípios alentejanos: Arraiolos (105), Montemor-o-Novo (115), Estremoz (126), Ferreira do Alentejo (129), Grândola (141), Vidigueira (146), Alvito (162), Reguengos Monsaraz (168), Aljustrel (178), Portel (188), Serpa (190), Mourão (206), Moura (209), Odemira (244), Mértola (262) e Ourique (267).

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns BARRANCOS. É bom viver em Barrancos, apesar de estar longe de tudo...

MPR

Anónimo disse...

Nós à frente de Reguengos de Monsaraz?! Sinceramente duvido dos critérios aplicados...

Anónimo disse...

Á frente de Reguengos, Serpa, Moura, Montemor, Odemira, etc, etc. Qual foram os critérios usados? Os acessos? Os cuidados de Saúde? A qualidade da água da rede urbana? Os alunos irem fazer às 7.00 da manhã e regressarem à 8 para fazer o 10,11 e 12º ano a Moura? A percentagem por habitante de empregos qualificados? O desenvolvimento sustentável? Etc, etc? Estes beirões sabem onde fica Barrancos?

Anónimo disse...

Para o anonimo das dúvidas:
Basta que um dos critérios seja a utilização da internet ou o n.º de pessoas com net em casa ter um determinado valor para ser um indivcador de qualidade de vida ou não sabe disso?
Nunca ninguém menosprezou o trabalho de uma Universidade desta que tem montes de prémios e trabalhos conceituados dentro e fora do país logo não se deve por em causa os seus resultados.
Além de que se não fossem verdadeiros dúvido que este blog que merece todo o respeito a publicasse, porque não há o que enganar esta à vista de todos. Barrancos é um PASRAÍSO para viver...
E que viva Barrancos.....

Anónimo disse...

O critério dos utilizadores de Internet demonstram qualidade de vida dos portugueses ou será que demonstram mais o sucesso obtido nos programas como o e-escolas... aqueles que entregam de forma fácil e estupida portateis e banda larga a toda a minha gente e não entrega a quem mais precisa, na minha opinião estudantes do ensino superior e não os RVCC de equivalencia a 4º;6º;9º ou 12º ano?!?!
Aposto em afirmar que em Barrancos, cerca de 90% dos acessos à internet é atraves desse tipo de programas... alias hj todos tem portatil, sendo quase na sua totalidade utilizados para brincar porque trabalhar com eles é algo que não sabem nem foram ensinados para tal, nem mesmos os alunos da escola sabem trabalhar neles mas sim sabem navegar em determinados sites (hi5, msn, ...) e jogar... porem temos outros que estão a servir realmente para trabalhar não pelos principais proprietarios mas sim por outros familiares ou vizinhos/amigos a quem venderam (€150 + €15/mês por 12 meses) as tão famosas SENHAS...


QUALIDADE DE VIDA EHHH?!?!?! hummm

Anónimo disse...

Eu como boa BARRANQUENHA que sou gosto muito de viver em Barrancos, mas dai até ser um paraíso ainda falta muito. Não duvido que para quem tenha um bom emprego com uma remuneração certa todos os meses pois claro que é bom estar cá. Mas para quem tenha que andar pedindo para que lhe deem trabalho, e passe a maior parte do tempo contando os tostões não é assim paradisiaco. Não duvido que o Jacinto ponha isto aqui com muito orgulho, porque também ele é de Barrancos, mas sinceramente dúvido que esta gente da Beira Interior saiba o que é viver em Barrancos. Passam-se uns dias muito maus contando o dinheiro para que chegue até o fim do mês e como eu somos muitos Barranquenhos a passar pela mesma situação.

Vânia Reganha disse...

Boas como todos sabem sou Barranquenha e sinto na pele todas as dificuldades de viver numa localidade como Barrancos, assim como, todos aqueles que como eu vivem o seu dia a dia em Barrancos. No entanto, não podemos dizer que em Barrancos se vive mal, e se pensarmos um pouco temos qualidade de vida sim. Isso é indiscutível, basta reflectirmos um pouco e vê o que se passa em muitos das localidades do nosso distrito mencionadas em comentários anteriores para constactarmos logo esse facto/fato.
Cpts a todos e não sejamos sempre do contra que Barrancos é lindíssimo para viver para passear etc, basta que quem cá vive saiba aproveitar da melhor maneira possivel as coisas boas da nossa Vila, que há coisas para melhorar? sem dúvidas mas isso vai depender sempre da boa vontade de cada um de nós ou seja de cada Barranquenho (individualmente)...
Vânia Reganha

Anónimo disse...

A nossa terra é a nossa terra. Barrancos esteve, está e estará SEMPRE no coração dos Barranquenhos, quer conste ou não de rankings favoráveis ou desfavoráveis.
A qualidade de vida a tentamos nós fazer ao longo da nossa vida.
Saudações de quem está fora da nossa terra.