quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pirogravura - Mestre José Gavino

Foi apresentado ontem, pelas 18h30, na Galeria Luís Verney de Oeiras, o livro de Natália Moreira "Pirogravura, a Arte do Mestre José Gavino".
Numa sala apinhada de gente, a sessão de lançamento foi presidida por um dirigente da Câmara Municipal de Oeiras, em representação do seu presidente.
Na apresentação do livro, o Mestre José Gavino emocionado, mas com a simplicidade e simpatia que o caracteriza, agradeceu as presenças, entre as quais algumas pessoas vindas de Barrancos, a sua terra Natal.
Mestre Gavino, depois de fazer uma breve retrospectiva da arte à qual tem dedicado toda a sua vida, terminou aconselhando os artistas/artesãos presentes a apostarem em poucas técnicas, que poderão inovar, evitando a diversificação porque, seguindo o ditado popular, "não é possível tocar todos os instrumentos ao mesmo tempo".

A pirogravura é uma arte milenar que permite gravar uma imagem com o recurso do fogo sobre madeira, cortiça, couro, cartolina, etc. É a arte de desenhar ou gravar com uma ponta de metal incandescente. Existe um aparelho apropriado para fazer esta arte que se chama Pirógrafo, que é ligado a electricidade e possue diversas pontas de metais. Estas pontas de metais diferenciados permitirá que se realize trabalhos variados de gravura. De acordo com a peça e o desenho a ser gravado, é que se escolherá a ponta de metal a utilizar.


Muitos parabens ao Mestre José Gavino.

1 comentário:

Anónimo disse...

É com muita satisfação que li no blogue,que o livro do Mestre Gavino já foi lançado.Para ele os meus sinceros parabéns e mais uma vez acho que ele está a contribuir muito para que este tipo de artesanato seja considerado também arte.Muitos parabéns mestre...