sábado, 23 de novembro de 2013

I Trail Transfronteiriço de Barrancos - notas importantes

Conforme aqui já foi divulgado, o I Trail Transfronteiriço de Barrancos, decorre no próximo dia 30 de novembro, sábado, sendo previsível a presença de mais de 500 pessoas, entre participantes e familiares.

Para receber tanta gente está a ser elaborado um "plano de acolhimento e de logística", envolvendo a organização, através dos seus representantes locais, a Câmara Municipal, a GNR e os Bombeiros (proteção civil). 

Dada o elevado número de participantes e familiares, que começam a chegar a Barrancos no dia 29 sexta-feira, e aqui poderão permanecer até ao final do dia 1 de dezembro, domingo, será preciso a colaboração dos estabelecimentos comerciais, de restauração, de bebidas e de alojamento, que devem estar preparados para este grande acontecimento.

É esta a preocupação e a expectativa da organização, que abaixo se partilha para conhecimento:

O Trail chega ao Baixo Alentejo, mais propriamente a BARRANCOS, e liga Portugal e Espanha numa só prova, organizada pelo MUNDO DA CORRIDA, que pretende dar a conhecer toda a beleza paisagística de uma região com grandes potencialidades nesta modalidade.

Refeições: 

Já estão inscritos quase 250 atletas, se juntarmos as famílias e a organização do Mundo da Corrida vão estar em Barrancos cerca de 400/500 pessoas. Barrancos tem três restaurantes e quatro cafés que também servem refeições.

Alojamento: 
Quem vier pernoitar a Barrancos e não quiser ficar no pavilhão (gimnodesportivo) não deixe as marcações para o fim. A oferta em Barrancos é limitada e a localidade portuguesa mais próxima fica a 20 kms.

ABASTECIMENTOS - 50 Km
Abastecimento 1 - km 8,5 (Subida do Cemitério)
Abastecimento 2 - km 14,6 (Caseta dos Carabineros)
Abastecimento 3 - km 20,1 (Ponte de Valquemado)
Abastecimento 4 - km 28,9 (Encinasola)

CAMINHADA - 17 kms: Barrancos / Encinasola por el Camino de la Contienda

Partida - 10.30 horas
Abastecimento 1 - Caseta da Natureza - Km 3
Abastecimento 2 - Puente de Valquemado - Km 9
Abastecimento 3 - Encinasola - Km 17
Regresso (hora prevista) - 15.30 horas
MUITO IMPORTANTE: apesar do regulamento não referir material obrigatório queria aqui apelar para o seguinte:
- FRONTAL: às 17.30 horas é de noite... muita gente vai fazer mais de 7 horas e meia de prova, por isso aconselha-se vivamente a levarem frontal; os últimos kms sem frontal tornam-se perigosos; não facilitem.
Manta térmica / IMPERMEÁVEL: no Alentejo as noites são muito frias, com formação de geada (...), aconselha-se o uso de impermeável, pois o arrefecimento é brusco.
"Prémios de Presença". Xistos de Barrancos. Foto: FB
Texto e fotos com base na informação aqui disponível, que recomendo a consulta

3 comentários:

IANTT disse...

Jacinto. Estupendo, hay que dar a conocer esta magnifica prueba, pues dara prestigio a Barrancos.

Parece que Ico Bossa (a quien no conozco) es una persona muy relacionada y popular en ese mundo deportivo

Yo corro medias maratones, y es la primera vez que voy a correr una carrera de trail, en concreto el Trail Corto de 19 Km.

Espero que to sea un exito.

Nos vemos en Barrancos

Jacinto Saramago disse...

Ola, Jesus

É a primeira vez qe um acontecimento (de uma jornada) envolve tanta gente: participantes, familiares, organização. Por esse motivo, há a preocupação, qier da organização, quer dos responsáveis locais, que tudo corre bem.

Barrancos é uma terra pequena, com pouca capacidade hoteleira e alimentação. Uma elevada procura (que vai suceder), sem capacidade de resposta, não será benéfico para minguém...

Esparamos que haja resposta para toda a gente.

Saludos.

Anónimo disse...

Francisco Bossa, o grande organizador deste evento, está de parabéns!