quarta-feira, 27 de março de 2013

Fabrico artesanal de queijo - exceções

Pelo despacho nº 2230/2013, vem o diretor geral de aimentação e veterinária, "admitir a colocação do queijo em estruturas de madeira e envolvimento com cintas de pano, desde que estes sejam higienizados de forma a assegurar que não existe acréscimo de risco microbiológico", derrogando algumas normas do Regulamento (CE) n.º 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril.
Os excessos de zelo comunitário, que estavam a atrofiar a produção artesanal do queijo e outros produtos locais*, conduzem a estes resultados. Uma boa notícia para quem, em Barrancos, produz e vende dos melhores queijos de cabra do mundo! 
*a produção e comercialização de produtos locais (artesanato, hortículas, enchidos, etc..) será objeto de desenvolvimento brevemente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Jacinto não é "Uma boa notícia para quem, em Barrancos, produz e vende dos melhores queijos de cabra do mundo!", porque o principal problema para estes produtores é que trabalham de forma "clandestina"

Jacinto Saramago disse...

Julgo que o problema não é de "clandestinidade", mas antes de excessos, de burocracia europeia que Portugal não soube ou não quis acautelar ou derrogar.

Cpts.