quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Fenómenos religiosos da Semana Santa: a “Padeirinha” ou o “Canto da Verónica” – Como era em Barrancos?

Aproveito o eB para recolher informações sobre um fenómeno da religiosidade popular que subsiste nalgumas regiões de Portugal, provavelmente também em Espanha, e muito massificado no Brasil. Refiro-me ao chamado "Canto da Verónica" ou "Padeirinha" no Alentejo.
Esta manifestação ocorre na época da Semana Santa (ou Endoenças), normalmente (mas não necessariamente) na procissão do Senhor Morto, na Sexta-Feira Santa à noite. Diz-se que a rapariga que interpreta o papel da Verónica/Padeirinha veste toda de branco e, quem sabe por isso, é chamada de Padeirinha.
Por outro lado, há uma lenda associada que refere que a Padeirinha era uma mulher padeira que, ao ver Jesus passar na Cruz, corre a enxugar-lhe o rosto com um pano, verificando, com surpresa, que a face fica impressa nesse mesmo pano. Por isso também na procissão, enquanto canta o "O Vos Omnes" desenrola e enrola um pano com a Face de Cristo. Este ritual religioso popular estará ligado, por um lado, à veneração do Santo Sudário e, por outro, ao Mandylion (ou Imagem de Edessa ou ainda a Santa Face de Cristo ou Sudário), sendo esta última comum à religião ortodoxa do Leste da Europa. De qualquer forma, nalgumas zonas mais a norte do País, essa Verónica poderá estar vestida de negro ou negro e roxo.
Como era em Barrancos:
Em Barrancos este fenómeno religioso já não existe, mas existiu. Há muitos anos contaram-me uma história que hoje associo a este fenómeno de religiosidade popular, que se passava em Barrancos nas primeiras décadas dos Séc. XX (até 1920).
Segundo consta, por altura da Semana Santa uma mulher vestida de negro (era sempre a mesma, mas cujo nome não recordo), subia a uma cadeira junto à parede do edifício onde hoje estão os correios, mesmo em frente à porta da Igreja. Neste ponto, ao mesmo tempo que cantava uma ladainha parecida com um choro, ia enrolando e desenrolando um pano com a imagem de Cristo. Na praça, muita gente assistia, estando as mulheres vestidas de negro. Na Igreja, a porta estava aberta (foto 1). Igualmente, durante a(s) procissão(ões) de Semana Santa, havia locais para descanso onde a "padeirinha" cantava. Um desses locais seria na rua S. João de Deus (fotos 2,3), provavelmente numa das suas janelas.
Apelo
Sobre este assunto, que suscita muita curiosidade, gostava de saber se há leitores do eB que ouviram falar e/ou têm conhecimento desta prática religiosa em Barrancos, ou noutros locais do País ou do estrangeiro e possam partilhar.
Foto 1: Igreja Matriz de Barrancos. Foto: eB, 05nov2012
Foto 2: Rua S. João de Deus (em direção ao Altossano): Foto: eB, 07fev2013
Foto 3. Rua S. João de Deus (em direção Montes Claros). Foto: eB, 07fev2013

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que em Safara ainda permanece essa tradição.

IANTT disse...

En la zona donde resido Badajoz y Fregenal no conozco exista esta tradición. No obstante en la provincia de Caceres (tambien Extremadura) si existe, asi como en otros mucho lugares de España.
Por ejemplo:
El canto de la Verónica es un antiguo romance del siglo XVII¿? Que ha ido de boca en boca por las poceñas y que su representación es de gran importancia para los poceños, pues es orgullo de toda poceña el ser la verónica en esa mañana tan importante para la cristiandad.

La Verónica debe ser representada por una mujer natural de Pozo Alcón o que tenga raíces poceñas. Debe ir vestida de negro, con falda o traje por debajo de las rodillas, brazos cubiertos, escasos abalorios y con mantilla blanca y sin peina (es la única mujer que ese día llevara mantilla blanca sobre su cabeza) sobre sus hombro llevara un paño que le cede la Hermandad de Nuestro Padre Jesús Nazareno, en el cual hay tres trozos de cuero con las tres caras del Señor.

Tras cantar el antiguo romance la verónica siguiendo la tradición popular de su cosecha aportara tres versos y tres saetas a cada una de las imágenes que procesionan esa mañana (Jesús Nazareno, San Juan, Virgen de los Dolores)

Cabe destacar que la saeta cantada por la verónica, no es la típica saeta andaluza con aires de seguidilla , carcelera.. La saeta de la Verónica tiene raíces propias de la saeta castellana (castilla la mancha) y que la hace una saeta autóctona y única en toda Andalucía, por lo que los poceños denominada ese estilo de saeta, como la saeta de la verónica

Jacinto Saramago disse...

Jesus:

Barrancos não é um povo que viva uma religiosidade intensa. A Páscoa, por aqui, não tem qualquer relevância como ritual cristão. AS missas do costume e pouco mais!

No entanto, segundo a minha avó, a tradição da "verónica" era vivida com alguma intensidade, mas isto há cerca de 100 anos!

Das localidades espanholas vizinhas, conheço a semana santa de Oliva e de Jeres de los Caballeros. Não gosto. Assustam-me.

Saludos.

IANTT disse...

Como ya he comentado no conozco por la zona cercana la tradicion de la Veronica, que si existe en otros muchos pueblos de España.
Efectivamente la Semana Santa de Jerez de los Caballeros y Oliva de la Frontera (que tampoco conozco) son merecedoras de verlas, pues son verdaderas obras de Arte.
En muchos pueblos de España se mantiene estas tradiciones que nconsidero No deben perderse
Debes animarte un año y verlas pero no solo desde el punto de vista de la fé o religioso, sino la del mantenimiento de unas constumbres que no deben perderse.
Yo el año pasado estuve en Safara para conocer las Endoenças, pero no pude ver mucho, no fui desde el punto de vista religioso sino desde el punto de vista etnografico, la cultura y la antropologia.

IANTT- Jesús

laura sequeira disse...

Em Safara ainda fazem, penso que não todos os anos, mas sim de 4 em 4 anos. Ainda assisti a algumas, quando lá vivi alguns anos. Obrigada por esta descrição de Barrancos, que tb não conhecia, nem tinha ouvido falar.

Jacinto Saramago disse...

Em Safara chamam Endoenças.
Cpt