segunda-feira, 30 de abril de 2012

Finanças estão a avaliar as nossas casas - imposto quintuplica em 2013

Autoridade Tributária (Serviços Locais de Finanças), com o apoio dos Municípios, está a proceder à atualização das matrizes prediais urbanas, para efeitos de avaliação fiscal do Imposto Municipal de Imóveis (IMI).
Provavelmente muitos dos leitores do estado de Barrancos já devem ter recebido nas suas moradas uma carta como a da imagem, dando conta da atualização do valor tributário (predial) do seu imóvel (habitação), dum monte, dum palheiro ou inclusive de uma cabana que há muito tinha abandonado...
Esta atualização matricial abrange todos os prédios urbanos que não foram avaliados (ou transacionados) desde 2004, quando entraram em vigor as novas regras do IMI.
Se não concordar com o novo valor atribuído pelas Finanças pode sempre pedir uma segunda avaliação, mediante o pagamento de € 204,00. Nesse caso será chamado um avaliador independente para ir ao terreno confirmar a informação. Mas se o montante se mantiver ou subir, quem paga as despesas da nova avaliação é o contribuinte reclamante. Já se o valor descer, as despesas ficam a cargo do Município.
Prepare-se para o IMI de 2013. Vai ser a doer e não há isenções!
Notificação de avaliação de imóveis
Aditamento:
Não se esqueçam que hoje é o último dia para pagar o IMI 2011!

domingo, 29 de abril de 2012

Para recordar - o positivo e o negativo deste fim-de-semana

A dicotomia positivo/negativo ou bom/mau não se esgota nestes dois titulares, mas dá para ilustrar o que se passa neste retangulo "à beira mar plantado"...
 POSITIVO: Até que enfim, alguém coloca um ponto final nos abusos da banca
NEGATIVO: Destaque no DN  - a mafia BPN - para ler, emoldurar ... e aguardar as consequências acerca da "aldeia da coelha"

Vista geral de Barrancos - antes e agora

(fotos tirada do cerro do Calvário)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Futebol - Barrancos FC joga em casa

O Barrancos FC  recebe amanhã sábado, dia 28, pelas 16 horas, a equipa do Sanluizense (Odemira) para o jogo da 22º jornada do campeonato distrital de futebol de Beja (2ª divisão).
Equipa do Barrancos Futebol Clube - 2011/12

Feira do Livro - a creche e as escolas vão à Feira

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos, por ocasião do Dia Mundial do Livro, que decorreu no passado dia 23, visitaram a Feira do Livro de Barrancos, instalada no Posto de Turismo, de 21 de abril a 1 de maio.
Na visita à feira, as crianças da creche e do jardim-de-infância e os alunos do ensino básico, assistem e participam no "conto de histórias", uma das atividades de animação que decorre no espaço da feira.
 Alunos das escolas a escolher os livros
A professora Lurdes Torrado numa das atividades da animação
Pormenor das bancadas e dos livros da Feira 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Assembleia municipal de Barrancos reúne hoje

A assembleia municipal de Barrancos, reúne hoje, em sessão ordinária, no Salão Nobre dos Paços do Município, pelas 21h30, com a seguinte
Ordem de Trabalhos
1 – Apreciação e aprovação da ata da sessão ordinária de 28/02/2012
2 – Apreciação de expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos.
3 – Apreciação da informação escrita do presidente da CMB e análise da situação financeira municipal
4 – Apreciação e avaliação do inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e apreciação e votação do Relatório de Gestão e Documento de Prestação de Contas relativo a 2011
5 – Apreciação e aprovação da 1ª Revisão ao Orçamento de 2012 e ao Plano Plurianual de Investimentos de 2012
6 – Apreciação e aprovação da proposta de “Transformação da AMALGA, em Empresa Intermunicipal (AMALGA, EIM), nos termos da Lei nº53-F/2006, de 29/12
7 – Apreciação e aprovação da proposta de “Fusão, por incorporação, da RESIALENTEJO na AMALGA”
9 – Apreciação e autorização de abertura de procedimentos de contratualização para projeto com financiamento comunitário “Preservação e Valorização do Dialeto Barranquenho
10 – Apreciação e aprovação da proposta de abertura de procedimentos de contratualização para o projeto com financiamento comunitário “Centro de Demonstração de Recursos – Sensibilização paraa Valorização e Qualificação dos Recursos Silvestres na Margem Esquerda doGuadiana
Aditamento:
Todas as propostas submetidas a apreciação foram aprovadas.

Barrancos: 1º dia sem televisão analógica

Para hoje está marcado o “apagão” analógico. A partir de agora só TV digital, que já vem sendo sintonizada desde há cerca um ano.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Assim foi a manhã do 25 de abril de 2012 em Barrancos...

A alvorada pela Banda de Música "Fim de Século"
A chegada à praça...
O Hino de Abril: "Grândola Vila Morena"
As tradicionais pinturas no papel de cenário colado nas paredes em volta do edifício dos Paços do Município

... onde as crianças dão asas à imaginação e "construiram" a sua Liberdade
As provas desportivas - Corrida da Liberdade
A crianças são os principais intervenientes...

Recordando abril...

Num momento em que os ideais de abril estão sequestrados, nada melhor do que recordar um dos Homens de Abril - Cap.Salgueiro Maia - injustamente esquecido e divulgar o cartaz que marcou a minha infância.
 Cap. Salgueiro Maia
Imagens de Abril

terça-feira, 24 de abril de 2012

Barrancos: celebrando o 25 de abril

Programa Oficial das Comemorações - Barrancos 2012
As comemorações começaram dia 20, com a inauguração da Feira do Livro 2012. No dia 24,  há  "Baile da Liberdade", no Quintalão de Festas (23 horas), com a Orquestra espanhola Galáxia, que continua pela noite dentro, até de manhã.
No dia 25, logo às 0 horas, o Fogo de Artifício anuncia a data. Pela manhã, às 8 horas, a Alvorada pelas ruas da Vila, ao toque da Banda Filarmónica Fim-de-Século. Mais tarde, por volta das 10 horas, como vem sendo habitual, o desporto e as pinturas infantis  na Praça da Liberdade.
No dia 26, sessão dupla de teatro no Cineteatro - a peça Tomar o Sol, pelo teatro Fórum de Moura - para os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos: às 10h30 para os 4º a 6º anos; e às 15 horas, para dos 7º a 9º anos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A sementeira das batatas - ponto de situação

A sementeira de batatas que o eB acompanha, semeadas a 29 de janeiro... já está assim...
As batateiras

Bombeiros de Barrancos dão formação aos trabalhadores do Lar e da Creche de Barrancos

Decorreu nos dias 13 e 15 de março e 12 de abril a primeira ação de formação de agentes extintores no Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (LNSCB), sob a responsabilidade da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barrancos (CB).
A iniciativa tinha como finalidade capacitar os(as) trabalhadores(as) da iinstituição LNSCB - da Residência de Idosos e da Creche -, a utilizar o agente extintor como meio de primeira intervenção de forma eficaz. Nesta ação participaram todos os trabalhadores da instituição, que tiveram a possibilidade de utilizar o extintor, desmistificando a sua utilização e percebendo a importância da rápida intervenção no combate a um foco de incêndio.
De acordo com a informação do Comando do CB de Barrancos, a ação foi considerada um sucesso tendo sido cumpridos os objetivos propostos. Ainda de acordo com a comandante, Vânia Reganha,  "a direção da instituição e o corpo dos BVB já planearam novas ações na área dos primeiros socorros" - suporte básico de vida (SBV), que irão decorrer brevemente.
De salientar, que estas iniciativas complementam as ações obrigatórias que a instituição LNSCB tem de deenvolver no âmbito das medidas de segurança e de autoproteção das novas instalações da Residência de Idosos e da Creche de Barrancos, em funcionamento desde 14 de junho de 2011.
Demonstração de utilização de extintor

Dia Mundial do Livro

Hoje é o Dia Mundial do Livro. Se me permitem um conselho (para quem está em Barrancos): visita a Feira do Livro que está a decorrer no Posto de Turismo.

domingo, 22 de abril de 2012

Ao Tio Marujo

Manuel Agudos dos Santos, Barrancos, 19/10/1923 – 21/04/2012
.
O tio Marujo deixou-nos. Faleceu ontem. Tinha 89 anos e estava doente há cerca de três anos. Com a sua morte morreu um pouco da nossa história. Da história recente de Barrancos e da triste história da Guerra Civil de Espanha, que a Dulce Simões tão bem soube contar.
Barrancos está mais pobre. Muito mais. O estado de Barrancos recorda-o com saudade e desta forma simbólica presta-lhe homenagem.

O Bairro da Floresta, Barrancos

 Bairro da Floresta, vista aérea
Bairro da Floresta, alçados Sul (12/03/2012)
Bairro da Floresta, loteamento municipal aprovado em 2000, constituído por nove casas de habitação, geminadas, construídas em 2004/5.

sábado, 21 de abril de 2012

Os cursos de formação profissional dos anos 60

Em baixo, imagens de quando ainda não havia Fundo Social Europeu (FSE) nem Novas Oportunidades e a formação profissional era paga pelo interessado.  Formando era palavra inexistente na altura...
Diploma de Corte (Singer)
Livro estudo - Corte e Costura
Livro de estudo - Bordados Artísticos

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A flora de Barrancos - o tojo

Tojo. Foto: eB, 06/03/2012
O Tojo é uma planta arbustiva espinhosa frequente nos campos de Barrancos, tal como nas matas portuguesas. São conhecidas três variedades, conforme o tipo de espinhos: arnal, manso e molar.  Nomes científicos: ulex europaeus, ulex scaber e ulex manus.
Era muito utilizado para "queimar" os porcos nas matanças. Hoje em dia esta função foi substituída pelo maçarico de gás, mas há quem resista à tradição do tojo e ainda hoje o continue a utilizar.

Feira do Livro em Barrancos

Visite a feira no Posto de Turismo de Barrancos,
de 20 de abril a 1 de maio.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Barrancos

O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos inaugurou ontem a exposição "Património Etnográfico do município de Barrancos: o que resiste à mudança", integrada nas atividades do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que pode ser visitada até finais de maio.
Aproveite e visite o nosso museu.
Mostra de painéis da exposição inaugurada dia 18 de abril
Telha do forno do "tio Fernando"

Tempo e temperatura

10ºC às 7 horas. Dia muito cinzento, vento fraco. Aguarda-se chuva.
Torre do Relógio, Barrancos, 19/04/2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que comprariamos hoje com 100 escudos?

Antes...
... e agora.

Biblioteca de Barrancos - recorda o escritor Bento Caldeira


A Biblioteca de Barrancos homenageia simbolicamente o escritor Bento Caldeira.
No entanto, os barranquenhos recordam, não o escritor -  que também foi e tão bem soube descrever os usos e costumes das gentes desta região e as suas vivências como médico - mas o Bento Caldeira (Dr. Caldeira), médico de Barrancos, entre  março de 1966 (?) e setembro de 1975. Depois do regresso à sua terra Natal, o Dr. Caldeira continuou a seguir o muitos barranquenhos no seu consultório, na casa ou na Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração.

Tempo e temperatura

Está um dia de sol, com céu totalmente limpo e temperatura de 10ºC às 7h30.
Depois de cinco dias de vento, por vezes forte, os campos estão ressequidos e a precisar urgentemente de chuva.
Adenda
A partir das 10-11 horas, o sol "desapareceu", o céu ficou coberto de nuvens altas, o vento voltou e a temperatura não passou dos 10ºC. Sensação térmica de muito frio, devido ao vento norte.

terça-feira, 17 de abril de 2012

QUALIFICA - Produtos tradicionais qualificados

QUALIFICA - Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses.
A Qualifica tem como missão, fomentar a comercialização dos produtos tradicionais, apoiando, melhorando e proporcionando a existência de estabelecimentos, mercados locais e específicos, circuitos e cadeias de comercialização, total ou parcialmente qualificados, nacionais e internacionais.
Vale a pena dar uma espreitadela aqui e aqui .

Barrancos celebra o Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de Abril)

O Município de Barrancos associa-se novamente ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido a nível nacional pela Direção Geral do Património Cultural, cujo tema este ano é “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”.
Sob o tema “Património Etnográfico Imóvel do município de Barrancos: o que resiste à mudança”, a Câmara Municipal, através do seu Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia, promove as seguintes iniciativas:
- Visita guiada às exposições permanentes do museu (entrada grátis);
- Itinerário cultural etnográfico: percurso pedestre pelos locais representado na exposição situados nas proximidades da Vila , com possibilidade de recolha fotográfica pelos participantes;
- Jogos tradicionais (xito, argolas, roda e tração à corda).
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo International Council on Monuments and Sites, a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar o público para a diversidade e para a vulnerabilidade do património cultural, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estamos de "Flores"...

 

... começamos ontem, mas hoje é o Dia de Flores (segunda-feira de Pascoela).
Boas Flores no Cadaval. Espera-se um dia sem chuva, apesar de frio.

domingo, 15 de abril de 2012

Biblioteca de Barrancos - livro de abril

Sinopse:
«Por onde andas, meu amor maior? Porque me tens aqui cativa neste lugar onde a culpa e os fantasmas me perseguem? Quero de novo sentar-me junto da Fonte Nova, ouvir as águas que nela correm cantando o nosso amor a uma só voz, esconder-me deste mundo horrível e carrasco que teima em ver-me como maldição, esquecer-me de tanta perfídia e de toda a maldade que nos cerca e ser tua mais uma vez…»
Nunca haverá outro amor assim.
Os últimos dias da maior heroína Romântica de Portugal.
Uma história,  Apaixonante, Envolvente e Perturbadora.
Fonte: in Biblioteca de Barrancos