sábado, 30 de agosto de 2008

Festas de Barrancos - Dia 29 (2º dia)

O dia amanheceu com sol e nuvens. 19 ºC às 7h30.
Às 6h00, ainda a orquestra tocava no baile já havia gente a apanhar o lugar no tabuado, que encheu até às 8h00.
Na rua da Igreja o vaivém de gente que espera a largada dos touros enche as varandas. Muitos esperam sentados na calçada, no meio da rua.
Os cabrestos que sobem a rua pelas 7h55 provocam os primeiros sobressaltos! Ai viene… ai vienen,… ouve-se. Na praça as pessoas acomodam-se como podem para assistir ao encerro.
Eram 8h14 quando o foguete avisa da largada do primeiro touro. Os menos foitos, os mais medrosos, correm de imediato para sítio seguro: as portadas da rua, as grades da praça, as sociedades, …
Logo à saída, o primeiro susto. Espontâneos, “acompanhados” de tinto de verano, fazem as primeiras capeas, impedem o touro de subir a rua e um deles é colhido. Ouvem-se se os primeiros gritos de aflição. O jovem forasteiro parece desmaiado, sem reacção. Rapidamente “acorda” e um pouco confuso é metido dentro de uma das casas da rua. Nada de grave, soube-se um pouco depois.
Entretanto, o touro, depois de mais algumas capeas e investidas sobe a rua e entra no recinto da praça, onde o aguardavam quase um milhar de pessoas. Quinze minutos depois estava nos curros.
O segundo touro é mais rápido. Sobe a rua sem ligar aos aficionados que o sussacam. Apenas um tem de correr mais depressa e saltar para o gradeamento. O touro já na praça faz o percorrido dos paus e limpa a arena, por momentos. Às 9h10 estava o primeiro encerro terminado.
Entre o encerro e a tourada é necessário retemperar forças. As crianças e os menos resistentes vão (ou voltam) para a cama; outros ou outras preparam o almoço; outros, ainda, vão para o copeo e o tapeo.
A partir das 14h30 já há pessoas nos tabuados. Os tabuões começam a encher. Os menos medrosos “agarram” o lugar nos paus, junto à arena. São os “ajudantes” dos toureiros…
Às 18h35, já com a praça abarrotada de gente e depois de alguns assobios, toca a saída do primeiro toro. Os toureiros Nuno Velasquez e Miquelin Murillo já estavam prontos.
Entre as 18h40 e as 19h15 decorre na arena da praça de Barrancos, a primeira corrida de touros de 2008. Bom par de bandarilhas, bonitos passes, estoques certeiros. Sentado na Rua S. Sebastião, no “bar do clube” a beber umas imperiais, acompanhei à distância possível o “duelo” da arena. As palmas, os assobios ou os olés, eram as minhas referências. Rezam as crónicas que os toureiros “se portaram bem”. Foi boa a corrida.
A tarde refrescou um pouco! O sol estava encoberto. A temperatura do ar desceu para os 27ºc às 19h00.
A animadora da praça, esta noite a cargo de “Andarilhos” começa tocar às 22h30. A praça já estava cheia. Muita gente enche os bares e cafés. Outros circulam pela estrada em direcção à praça…
No baile do quintalão, a orquestra “Transilvânia” começava os primeiros acordes já passava da meia-noite e trinta…
A noite esteve mais fresca. Muitos puxaram das camisolas.

Sem comentários: