O Governo, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Fundo Ambiental, lançou o programa Floresta Ativa, um instrumento financeiro de apoio não reembolsável à manutenção e gestão de terrenos florestais.
As candidaturas decorrem até 1 de agosto e apoiam até 800€/hectare para ações de limpeza, regeneração e valorização de povoamentos. Destinam-se a pequenos proprietários e organizações de produtores florestais.
O processo de candidaturas ao primeiro Aviso, que começou no dia 2 de junho, decorre até às 18 horas do 1 de agosto de 2025, através da plataforma digital do ICNF (https://fau.icnf.pt). O programa prevê um apoio de 650 euros por hectare para candidaturas individuais e de 800 euros por hectare para candidaturas coletivas.
Floresta Ativa destina-se à limpeza, gestão e valorização de terrenos florestais em Portugal continental. As intervenções elegíveis visam a limpeza, beneficiação ou regeneração natural dos povoamentos florestais, de forma a garantir a descontinuidade horizontal e vertical da carga combustível, devendo estas áreas ser mantidas, por um período de três anos, em bom estado vegetativo e sanitário. A medida enquadra-se na estratégia nacional para a prevenção de incêndios rurais e na valorização da bioeconomia florestal.
Sem comentários:
Enviar um comentário