domingo, 2 de setembro de 2007

Festas de Barrancos 2007 - 8: O final da festa: encerro e a tourada do dia 31.


Dia 31
Encerro: 8-9 horas.

Temperatura a subir. 19º às 7h50.
Hoje: um touro e uma vaca.
Primeiro a largada do touro que não demorou dois minutos a chegar à praça. A multidão que se encontrava na rua de acesso à praça não o impediu de correr, sem desviar a atenção do caminho.
Por volta das 8h15, largada da vaca. Esta, mal saiu da jaula provocou logo vários sururus. Seguindo o zig-zag de um aficionado, entrou na grade da casa do António Carvalho, provocando a debandada das dezenas de populares que ali se encontravam…
Não contente, regressou à base, isto é, desceu a rua e por ali “brincou” largos minutos. Para subir a rua, só acompanhada dos cabrestos, que foi necessário trazer da arena onde se encontravam. Com mais ou menos investidas na subida da rua, chegou à praça para logo fazer uma limpeza geral… Vinte minutos depois estava nos curros.
Tourada: 18 – 20h05.
Neste dia, a corrida tem duas partes. Na primeira, um touro lidado por um matador, no caso novilheiro. Na segunda, uma vaca para os “toureiros” locais e outros espontâneos…
A corrida começa às 19h00. Na arena um jovem novilheiro português Chamaco. A expectativa era grande e logo aos primeiros passes a “praça veio abaixo”. O rapaz sabia o que estava a fazer. Temos toureiro!
Lidou o touro com mestria e desenvoltura. Pôs as bandarilhas (e de que maneira…! brilhante…!). Para acabar em glória, de uma estocada matou-o!
Os espectadores, que são exigentes, aplaudiam… estavam maravilhados com a arte demonstrada pelo jovem toureiro, justamente vencedor do Prémio - para a melhor lide e melhor par de bandarilhas - patrocinado anualmente pelo Município de Barrancos.
A crítica era unânime. Foi a melhor corrida da Festa de Agosto 2007!
Para continuar a festa, venha a vaca que foi logo recebida pelo “nosso” Periquito. Mansa e “com medo” dos, poucos, toureiros locais, foi abatida já passavam das 8 da tarde.
Este ano não houve vaca na sociedade. Acho bem, a brincadeira já cansava…
Depois do jantar, continuam os espectáculos na praça e o baile no Quintalão. Talvez por ser sexta-feira, havia mais gente na praça e, dizem, o baile esteve muito animado.
Ah, já me esquecia. A Festa de 2007 acabou a 31 de Agosto. A Festa de 2008 começou a 1 de Setembro, com a realização de uma corrida de touros promovida pela nova Comissão de Festas. Desta vez, dois novilhos para dois jovens novilheiros da Escola de Toureiro José Falcão.
PS: Afinal, dizem-me, houve vaca na sociedade e até destruiu um frigorifico. Eu, de onde me encontrava, é que não a vi. Mau lugar no tabuado provou esta falha no curriculum..., sina a minha...

1 comentário:

Anónimo disse...

BOA SORTE A NOVA COMISS�O !!!! S�RGIO PORTIM�O.