terça-feira, 5 de junho de 2007

O pequeno-almoço em Barrancos - O café Central

Provavelmente o pequeno-almoço de Barrancos é igual ao do resto do País. Mas não é disto que vou falar. Vou falar de turismo. Vou falar, neste caso, de acolhimento do turista.

Será que Barrancos está preparado para o turismo? Não! Não… está!... senão reparem neste pequeno pormenor, que pode fazer a diferença:

Em Barrancos há cerca de 20 estabelecimentos de bebidas e de restauração (este é o nome pomposo que se dá aos cafés, pastelarias, bares e restaurantes…). Sabem quantos estão abertos às 8 horas da manhã?

Não sabem? Eu digo: são apenas dois ou três, depende do dia da semana. O “Cantare”, o “Tio Currito” e o “Central”.

Sabem onde podem tomar o pequeno-almoço? Também não sabem? Eu digo: no café Central! E vocês, surpreendidos, dirão “soooó?”. Só.

Pois é! É o Café Central, junto Praça, o único local de Barrancos onde se pode tomar o pequeno-almoço. Mas atenção, à terça-feira encerra para descanso, que também tem direito a ele…

E então, dirá você agora, onde comer em Barrancos, às 8 horas? Não sabe? Eu digo: se tiver com fome e não poder esperar pelas 9h30 ou 10h00, vá a Encinasola. É isso que vem fazendo todas as terças-feiras, um amigo temporariamente a trabalhar em Barrancos. Vai a Encinasola, toma o pequeno-almoço (lá é sempre mais uma hora) e aproveita para encher o depósito de gasolina (lá é sempre mais barato…).

E então.., dirá você caro leitor, já farto de tanta parvoíce: E os demais cafés e bares? E as “Sociedades”? Abrem às nove e meia… às dez…. ao meio-dia… ou à tarde…

Em suma, falar do “pequeno-almoço” também é falar de turismo, de desenvolvimento local…

Sem comentários: