domingo, 23 de setembro de 2018

Tenente António Augusto de Seixas - a partir de hoje nome de rua em Jerez de los Caballeres (atualizada)

Na sequência da homenagem aos republicanos fuzilados durante a Guerra Civil de Espanha, que todos os anos se realiza em Jerez de los Caballeros (Badajoz), será inaugurada a Calle Teniente Seixas, de reconhecimento pelo acolhimento e protecção de centenas de republicanos na Herdade das Russianas, em Barrancos. A atribuição do topónimo em homenagem ao tenente António A. de Seixas, já tinha sido reivindicada pelo grupo político Podemos, em 2016.
"Num presente de intolerância a história recorda-nos passados terríficos, realidades impossíveis de serem pensadas e momentos que abriram caminho à esperança. O caso do acolhimento aos refugiados republicanos em Barrancos foi um desses momentos de exceção, em que o mundo pareceu reorganizar-se, apesar de tudo." (in Dulce Simões, A Guerra de Espanha na Raia Luso-Espanhola, 2016, Ed Colibri, Lisboa)
A cerimónia de descerramento da placa toponímica decorre hoje, dia 23 de setembro, domingo, às 13h00 (locais)
Aditamento
Em baixo, um momento da homenagem, logo após o descerramento da placa toponímica, com o nome "Calle António Augusto de Seixas", com a alcaldeza-presidente de Jerez de los Caballeros, Virgínia Borrallo Rubio, acompanhada dos netos do homenageado.
(Fotos: 23-09-2018, cortesia de um leitor do eB)

Sem comentários: