quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Festas de Barrancos 2018 - a desmontagem dos tabuados (4º e último dia)

Hoje, desde o meio-dia, já não há paus, madeiros ou tábuas na praça, só resta a areia e o lixo, que amanhã serão varridos... Na segunda-feira, dia 10, começa a reposição da calçada, e tudo voltará ao normal, à rotina do dia-a-dia, até ao Natal, onde a praça será novamente o centro da comunidade barranquenha. Novamente, como no ano passado, como nos últimos 10, 20, 50 anos. Como sempre, com mais ou menos alterações.
Agora sim, podemos soltar uma lágrima de saudades. Pelo barulho, pela multidão, pela confusão... porque tudo faz parte da fêra de Barrancos. De saudades de familiares e amigos que estiveram connosco nestes dias e regressaram à suas labutas; de saudades, muitas, de amigos e/ou familiares que anualmente nos acompanhava(m) na fêra, ou sabia(mos) que estava(m) por aqui, e este ano não esteve/estiveram, porque partiram. Para sempre!
Entretanto, para encerrar este ciclo das Festas de Barrancos 2018, que foram certamente uma das melhores dos últimos anos - e por isso a Comissão de Festas está de parabéns -  não podíamos deixar passar sem um agradecimento especial à equipa de "mestres construtores" que, com mais ou menos elementos, fizeram possível esta obra de arte, a que todos chamamos Tabuados. Da parte do eB, um agradecimento também pela paciência que a "equipa" teve ao longo destes dias, quando, de manhã, a partir das 7h30, "aparecia" pela praça para tirar as fotos que diariamente partilhava com os leitores, desde o dia 20 de agosto.
estado da arte, às 8h30...
... e às 11h30,
(Fotos: eB, 06-09-2018)

Sem comentários: