segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Diário da República - destaques da semana de 8 a 13 de outubro

Esta semana destacamos:
Intermediários de crédito
Aviso do Banco de Portugal nº 6/2017 - 6-out-2017 - Regulamenta várias disposições do Regime da Atividade de Intermediário de Crédito e da Prestação de Serviços de Consultoria, relativas ao processo de autorização para o exercício da atividade de intermediário de crédito, ao respetivo registo do Banco de Portugal e às políticas de remuneração das entidades que desenvolvem a atividade de intermediário de crédito ou prestam serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito.
Setor elétrico
Declaração de Retificação nº 33/2017, de 9/10  - Procede à retificação do diploma que aprovou o Regime das Instalações Elétricas Particulares e revogou o Regime Aplicável aos Projetos das Instalações Elétricas de Serviço Particular, bem como várias disposições do Regulamento de Licenças para Instalações Elétrica e demais legislação conexa.
Setor do Gás
Declaração de Retificação nº 34/2017, de 9/10 - Retifica o diploma que aprovou o Regime das Instalações de Gases Combustíveis em Edifícios e revogou vários diplomas e disposições legais do decreto-lei que regula as Redes e Ramais de Distribuição de Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL) e do Regime Jurídico de Edificação e Urbanização.
Atividade seguradora – Fundos de pensões
Decreto-Lei nº 127/2017, de 9/10 - Aprova alterações ao Regime Jurídico de Acesso e Exercício da Atividade Seguradora e Resseguradora e ao Regime de Constituição e Funcionamento dos Fundos de Pensões e das Entidades Gestoras, completando ainda a transposição de diretivas comunitárias com vista a assegurar a compatibilidade das normas relativas à atividade seguradora e resseguradora com o acordo internacional celebrado entre a União Europeia e os Estados Unidos da América.
Reconstrução de edifícios
Decreto-Lei nº 130/2017, de 9/10 - Aprova um regime excecional de controlo prévio para a reconstrução de edifícios destruídos ou gravemente danificados em resultado de catástrofe, situados em locais qualificados como áreas de reconstrução urgente.
Taxas moderadoras
Decreto-Lei nº 131/2017, de 10/10 - Procede à alteração do Regime das Taxas Moderadoras com vista a alargar o âmbito de cuidados de saúde isentos do pagamento das mesmas.
Solicitadores e agentes de execução
Regulamento nº 547/2017 - 12-out-2017 - Aprova o Regulamento do Exame para Avaliação sobre Atualização dos Conhecimentos e Competências dos Solicitadores e dos Agentes de Execução que, estando com a inscrição suspensa ou cancelada, pretendam reinscrever-se ou levantar a suspensão. Revoga o anterior regulamento.
Solicitadores e Agentes de Execução
Regulamento nº 548/2017 - 12-out-2017 - Aprova o Regulamento de Publicidade, Imagem e Utilização de Marcas de Titularidade da Ordem e revoga o anterior diploma.

Sem comentários: