quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Festas de Barrancos: 2 - O "bibo" (Tamborileiro)

Hoje, a partir das 19 horas, vésperas de Santa Maria, vai ouvir-se tocar o "Bibo" a anunciar a entrada na segunda quinzena de Agosto e a proximidade da Fêra.
O "Bibo", é a designação como é conhecido em Barrancos o tamborileiro que, tocando a flauta e um tambor, percorre as ruas da Vila na tarde do dia 14 de Agosto e na manhã do dia 15, acompanhando a Comissão de Festas durante o Peditório.
Durante décadas o "Bibo" foi o Zé Ramon, falecido em Fevereiro de 2005. Na Festa de 2004 já não tocou, por doença. Saiu, como "Bibo", o jovem Marco Costa Cardoso.
Nos dois últimos anos o "Bibo" tem sido o João Caçador outro jovem barranquenho que soube preservar e continuar este tipo de música popular, com características muito próprias do ambiente raiano.
Estou convencido que o "Bibo" não morreu com o Zé Ramon. Quer o Marco quer o João estão em condições de prosseguir esta tradição local, que está a ser acarinhada e apoiada pela Sociedade Filarmónica Barranquense.

2 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Como não lembrar o nosso poeta popular Lelli di Barrancos,como gostava de assinar:

.....
Afina o BIBO Ramon
Estica bem essa peli
Saca dele o melhó som
Ansina tu pedi e Lelli
Lelli di Barrancos

Jacinto Saramago disse...

Caro Romcadur:
Não conheci pessoalmente o Lely, que era sobrinho do meu avô.
Conheço, felizmente, alguns dos seus versos.
Talvez conheça a prosa abaixo, como sátira às férias do Xico Florio (talhante) que tinha um papel na porta do talho a anunciar que estava encerrado, por ter ido à praia?

" Sei que foste à praia!
Muito dinheiro, tens tu...
Já não te chega o Almenero..
Para lavar-te o cu?!!"

Cumprimentos.