segunda-feira, 29 de maio de 2017

Nova modalidade de cooperação transfronteiriça - A Euro-Vila Barrancos/Encinasola (Parte II)

No momento em que se inicia mais uma Cimeira Ibérica (Vila Real, 29-30 de maio de 2017), centrada na cooperação transfronteiriça, aqui se recorda um artigo do eB de 04/05/2014, adaptado e melhorado, que poderia constituir uma base de trabalho (agenda) para esta ou próxima edição:
,
A partilha de recursos - de serviços e equipamentos, por vezes subaproveitados -, que o eB  sugeria, sob o título  Euro-vila Barrancos/Encinasola, nos domínio da saúde, da educação, da cultura, artes e desporto, entre outros, poderia ser uma realidade a curtíssimo prazo para as gentes da Comunidade Barranquenha/Marocha. A Euro-Vila Barrancos/Encinasola vs Euro-Villa Encinasola/Barrancos, dada a sua proximidade cultural e geográfica, deveria constituir-se como projeto inovador. 
,
No âmbito da Euro-Vila, a educação seria um dos pilares: à criação da Euro-Escola ou "Escola Secundária de Barrancos/Encinasola", seguindo o espírito Erasmo, poderíamos acrescentar a "Escola Infantil de Barrancos/Encinasola" (0-3 anos, por exemplo). 
,
Um outro pilar, que de facto já partilhamos informalmente, seria na área da saúde com a (re)organização do Centro de Saúde de Barrancos/Encinasola (para o período das 8h30-17h30) e do Centro de Salud de Encinasola/Barrancos (entre as 17h30-8h30), a utilizar de modo indiferenciado pelas duas populações.
,
À educação e à saúde, seria certamente fácil acrescentar a gestão e partilha de equipamentos culturais e desportivos que Barrancos possui, nalguns casos subaproveitados - o Estádio de Futebol, o Pavilhão Gimnodesportivo, o Cineteatro, o Complexo Municipal de Piscinas e o Parque de Feiras e Exposições, etc.
,
Ainda na área do desporto, a criação de equipas de futebol com atletas da Euro-Vila - (a fusão do Barrancos FC com o clube de futebol de Encinasola, ambos com falta de atletas, também poderá ser equacionada) -, e a possibilidade de participação nos campeonatos de Portugal ou de Espanha, em vários escalões, seria certamente outra medida vantajosa.
,
No âmbito da Euro-Vila Barrancos/Encinasola vs Euro-Villa Encinasola/Barrancos, os seus cerca de 3600 habitantes - que se encontram a pouco mais de cinco minutos de carro, e se debatem com problemas muito semelhantes, agravados com fenómenos de despovoamento, mais acentuado em Encinasola - poderiam certamente beneficiar desta forma inovadora de cooperação transfronteiriça.
,
Outras áreas haverá certamente onde seja possível atuar de forma partilhada, assim haja vontade e iniciativa. Não é uma utopia. Estou certo que caminhamos nesta direção. 

(imagem criada pelo eB)

1 comentário:

IANTT disse...

Me parece una excelente idea que se debiera impulsar

Soy consciente de que estos asuntos son lentos, y la burocracia es grande, pero hay que intentarlo.

En Badajoz-Elvas se han tomado diversas medidas en el mismo sentido

https://es.wikipedia.org/wiki/Eurociudad_Badajoz-Elvas

Quien creo que ha propuesto/estudiado mas iniciativas para llevar a cabo ese plan es el profesor de la Universidad de la Extremadura D.Fernando de la Macorra y Cano