quinta-feira, 11 de maio de 2017

A história de Aristides Sousa Mendes contada aos alunos de Barrancos

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos tiveram esta segunda-feira, dia 8, uma aula sobre a História contemporânea de Portugal, da Europa e do Mundo, com o Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto do cônsul Aristides Sousa Mendes.
No dia em que se assinala  a vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazi e o fim da II Guerra Mundial (em 8 de maio 1945), os alunos de Barrancos ficaram a conhecer um pouco da vida, do percurso profissional e do carácter humanista dum Homem Bom, cuja decisão salvou milhares de pessoas.
Recorde-se que Aristides de Sousa Mendes, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar, que acumulava a função de ministro dos Negócios Estrangeiros, e durante três dias e três noites concedeu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940. 
Está de parabéns a direção do agrupamento escolar pela iniciativa, em especial a sua dinamizadora, a professora de História, Célia Prata, que tão bem soube apresentar e moderar uma palestra tendo como público alunos, nem todos atentos ou interessados no assunto.
Para saber mais sobre esta e muitas outras iniciativas da professora Célia Prata, sugere-se a consulta ao site "(Re)portagens História - Banco de Recursos da História" ou ao blogue da Biblioteca de Barrancos
 Sala da Biblioteca de Barrancos, vendo-se ao lado direito o Dr. António Sousa Mendes
e a professora Célia Prata, docente de história (em pé, à dt)
(Foto: eB, 08-05-2017)
A dinamizadora da iniciativa, Célia Prata (1ª, à esq) e António Sousa Mendes (5º a contar da esq), 
com representantes CPCJ de Barrancos, do Agrupamento e da Associação de Pais
(Foto: Biblioteca de Barrancos, 08-05-2017)


Sem comentários: