sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Inaugurado o "Percurso Ornitológico de Barrancos/Castelo de Noudar"

O Município de Barrancos e a EDIA inauguram no passado dia 22 de outubro, quarta-feira, o Percurso Ornitológico no Parque de Natureza de Noudar, que convida à descoberta da avifauna do Parque de Natureza de Noudar. 

O percurso tem início no Jardim do Miradouro de Barrancos, passando por vários pontos de interesse do Parque e terminando junto ao emblemático Castelo de Noudar. Ao longo do percurso, os visitantes poderão encontrar painéis informativos com destaque para as espécies de aves mais caraterísticas de cada local de observação. 

Este projeto é representado pela Toutinegra-real (Curruca hortensis), ave que, não sendo considerada rara, é escassa em Portugal, mas tem presença regular no Parque de Natureza de Noudar, onde nidifica após regressar de África. 

No Parque, já foram registadas cerca de 200 espécies de aves, incluindo espécies raras, ameaçadas e de difícil observação noutros locais, reforçando o valor deste território como refúgio privilegiado para a biodiversidade. 

Com este novo percurso, o Parque de Natureza de Noudar afirma-se como um destino de excelência para os amantes da Natureza e da observação de aves, oferecendo uma experiência única que alia tranquilidade, paisagem e descoberta. O novo percurso ornitológico destaca a biodiversidade do Parque de Natureza de Noudar.
Emblema do percurso, com a Toutinegra-real 


momentos da cerimónia de inauguração
Fonte/Fotos: PNN/CMB

2 comentários:

Ilídio - Porto disse...

A Vila de Barrancos, precisa de bons acessos rodoviários da Amareleja até Barrancos. Está na hora em de se construir um Parque de Campismo. Para atrair mais turistas de todos o País e de todo o mundo. Cumprimentos.

Jacinto Saramago disse...

O problema dos acesso rodoviários arrasta-se no tempo, sem solução, apesar das reivindicações e protestos da CMB, praticamente desde 1976! As duas estradas nacionais, que servem Barrancos (EN 285 e ENd 386, têm o mesmo traçado desde a sua construção, e o pavimento leva uns "remendos" de vez em quando, sem resolver o essencial.
Quanto ao parque de campismo: a CMB, seguindo uma proposta do Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos, avançou nos anos 1986/89 (se a memória não me falha) com a construção de um parque de campismo junto ás margens do rio Murtega, numa propriedade previamente adquirida. Contudo, constrangimentos legais, e obstáculos no licenciamento, terão contribuído para o abandono do projeto. Entretanto, está aprovado e deverá começar para a mesma zona, um novo projeto nesse dominio.