quinta-feira, 31 de julho de 2025
Café "O Central" - reabre dia 1 de agosto
quarta-feira, 30 de julho de 2025
Município cria projeto-piloto para "preservação dos tabuados de Barrancos"
Os tabuados são uma estrutura em madeira que se ergue anualmente na Praça principal da vila de Barrancos com a finalidade de ai criar uma arena improvisada e as respetivas bancadas onde o público assiste aos encerros dos touros, às corridas de touros e aos espetáculos musicais, noturnos, no âmbito das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, que se realizam nos últimos quatro dias do mês de agosto, conhecida como “Fêra de Barrancos”.
terça-feira, 29 de julho de 2025
Festas de Barrancos 2025 - Cartel das Touradas
Já foram apresentados os nomes que irão abrilhantar as corridas da nossa Fêra!
Piscinas de Barrancos com informação meteorológica em tempo real
segunda-feira, 28 de julho de 2025
Biblioteca de Barrancos acolhe exposição "Um discreto e inquieto olhar sobre o Baixo Alentejo” - até 31 de julho
A exposição de José Ferrolho - "Um discreto e inquieto olhar sobre o Baixo Alentejo”, inaugurada no passado dia 17 de julho, pode ser visitada na Biblioteca de Barrancos, até 31 de Julho.
domingo, 27 de julho de 2025
Aconteceu, mas não devia ter acontecido.
Há "noticias" que o eB nunca queria, nem deveria publicar, sobretudo quando estas também fazem parte da vida e do percurso pessoal e profissional deste escrevedor, há mais de 30 anos.
A última longa conversação, a 16 de janeiro, ficou incompleta. Era para ter sido concluída nos dias seguintes. Já não foi possível.
Aconteceu, mas não devia ter acontecido. Até sempre, Dalila.
Estratégia Nacional e Aprendizagens Essenciais da disciplina de Educação para a Cidadania em consulta pública - até 1 de agosto
A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vão estar em consulta pública durante 10 dias úteis, entre 21 de julho e 1 de agosto.
Ao contrário do último programa de aprendizagens
da disciplina, que apontava a sexualidade como tópico obrigatório nas salas de
aula, a nova proposta do Governo parece afastar esta temática das escolas, já
que nem a sexualidade nem a educação sexual surgem, ao contrário do que chegou
a sugerir o Ministério da Educação, como temas a abordar no capítulo dedicado à
saúde.
sábado, 26 de julho de 2025
Sociedade dos Rapazes - reabriu hoje o bar/bufete com nova gestão
O Bar/Bufete da Sociedade reabriu hoje sob a gestão de Marco Cardoso, o novo concessionário (contínuo), eleito na assembleia geral do passado dia 12 de julho.
Para quem não conhece, não sabe ou não se lembra, a Sociedade Recreativa Artística Barranquense, uma coletividade com 106 anos, fica situada no centro da Vila de Barrancos, praça grande ou praça da Liberdade.
sexta-feira, 25 de julho de 2025
Concurso Externo para Professor Bibliotecário do AE Barrancos - não teve candidatos
O concurso para recrutamento de um lugar de professor(a) bibliotecário(a), aberto pelo Agrupamento de Escolas de Barrancos, ficou deserto de concorrentes.
quinta-feira, 24 de julho de 2025
Exposição fotográfica de José Ferrolho - termina a 31 de julho na Biblioteca de Barrancos
quarta-feira, 23 de julho de 2025
Apresentação Oficial dos Cartazes Fêra de Barrancos 2025 - a 26 de julho
Dantes, não havia "apresentações", o cartaz era afixado nas paredes do corredor das Sociedades locais (dos Rapazes e dos Ricos), logo às 00h00 do dia 1 de agosto e, de imediato distribuídos pelos "locais do costume" - tabernas, cafés, bares, restaurantes e colados nas paredes e muros da Vila. E pronto! Via quem estava por Barrancos, e pouco mais.
Hoje, na época da informação "na hora" ou em "tempo real" (com internet, e ferramentas como as redes sociais), este ritual está a ser alterado? Não, não está, ou melhor, está mas pouco. No próximo dia 26 de julho começa a ser levantado o véu do programa (dar um cheirinho) para elevar as expetativas e criar suspense até ao dia 1 de agosto. Data oficial da apresentação do programa geral da Fêra de Barrancos. Este ano, 2025.
terça-feira, 22 de julho de 2025
Rastreio da Liga Portuguesa contra o Cancro - dias 30 de julho a 1 de agosto (no quartel dos BV Barrancos)
IRN - abre concurso para 485 postos de trabalho (oficial de justiça)
O Registo - Instituto dos Registos e do Notariado está a contratar para 485 postos de trabalho da carreira de oficial de registos. O concurso é aberto mesmo a quem não tenha vínculo à administração pública, sendo obrigatória a licenciatura em Direito.
segunda-feira, 21 de julho de 2025
Calô i maih calô - é o que s'ehpéra para ehta semana de calorina
Candidaturas ao Passe Escolar Gratuito "BRC/Moura/BRC" decorre até 8 de agosto de 2025
De acordo com a informação disponibilizada no sitio eletrónico da CMB, beneficia do Passe Escolar Gratuito o jovem até aos 23 anos, aluno do ensino secundário residente em Barrancos que, por razões de estudo, necessita utilizar o transporte público rodoviário para deslocar-se ao estabelecimento de ensino (geral ou profissional).
A disponibilização do passe gratuito (Barrancos-Moura-Barrancos) é efetuado pela entidade emissora de títulos de transporte público (CIMBAL – Autoridade de Transportes), precedido de candidatura a entregar na CMB/UASC, entre 15 de julho e 8 de agosto de 2025.
domingo, 20 de julho de 2025
Governo cria programa de apoio à limpeza e gestão de terrenos florestais com 6 milhões de euros
O Governo, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Fundo Ambiental, lançou o programa Floresta Ativa, um instrumento financeiro de apoio não reembolsável à manutenção e gestão de terrenos florestais.
As candidaturas decorrem até 1 de agosto e apoiam até 800€/hectare para ações de limpeza, regeneração e valorização de povoamentos. Destinam-se a pequenos proprietários e organizações de produtores florestais.
O processo de candidaturas ao primeiro Aviso, que começou no dia 2 de junho, decorre até às 18 horas do 1 de agosto de 2025, através da plataforma digital do ICNF (https://fau.icnf.pt). O programa prevê um apoio de 650 euros por hectare para candidaturas individuais e de 800 euros por hectare para candidaturas coletivas.
Floresta Ativa destina-se à limpeza, gestão e valorização de terrenos florestais em Portugal continental. As intervenções elegíveis visam a limpeza, beneficiação ou regeneração natural dos povoamentos florestais, de forma a garantir a descontinuidade horizontal e vertical da carga combustível, devendo estas áreas ser mantidas, por um período de três anos, em bom estado vegetativo e sanitário. A medida enquadra-se na estratégia nacional para a prevenção de incêndios rurais e na valorização da bioeconomia florestal.
sábado, 19 de julho de 2025
Eleições Autárquicas 2025 - marcadas para 12 de outubro
sexta-feira, 18 de julho de 2025
Barrancos vai ter "seguro de saúde municipal" para a população
A CMB divulgou o aviso que publicita o inicio de procedimento para a elaboração do “Regulamento de Adesão ao Seguro de Saúde Municipal “Barrancos + Saúde”.
De acordo com a decisão municipal, a "criação do regulamento nesta área justifica-se porque a CMB reconhece as dificuldades da sua População no acesso a cuidados médicos básicos ou diferenciados". Neste sentido, o Município pretende que a população local, através das condições a regulamentar, possa vir a "beneficiar de um seguro de saúde a contratualizar pela CMB, (...) permitindo o acesso a serviços de cuidados de saúde, em complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde."
quinta-feira, 17 de julho de 2025
II Congresso Internacional do Barranquenho terminou ontem com a entrega da Convenção Ortográfica à Câmara de Barrancos
O II Congresso Internacional do Barranquenho, que decorreu no Centro Interpretativo do Barranquenho(CIBa), nos dias 15 e 16 de julho, terminou com a entrega ao presidente da câmara municipal de Barrancos, Leonel Rodrigues, dos três documentos estruturantes para a língua barranquenha - os projetos de Convenção Ortográfica, de Dicionário e de Gramática Básica da Língua Barranquenha.
Os documentos, que foram sendo elaborados pela equipa científica do projeto ao longo de dezenas de reuniões, formais ou informais, com a participação da comunidade local, deverão agora ser submetidos a apreciação pública para divulgação e recolha de contributos. De acordo com a equipa científica, a convenção, que codifica as regras que governam a escrita de uma língua, estabelecendo como as palavras devem ser grafadas para garantir a uniformidade e a compreensão entre os falantes, é um documento dinâmico que provavelmente suscitará dúvidas que serão sempre atendíveis, mas que urge promover e concluir para salvaguarda e proteção da língua barranquenha. O barranquenho, como sabemos, é uma língua de tradição oral, e a sua codificação poderá ser polémica porque envolve sentimentos e mexe com sensibilidades pessoais, que deverão ser atendíveis e explicadas.
Para a continuidade e preservação da Língua, foram analisados e propostos diversos instrumentos e ferramentas, sendo que a sua "entrada" na escola, a exemplo do que sucedeu com o mirandês, e até com o minderico, constitui uma prioridade das entidades locais com competências na área, o Município e o agrupamento escolar. A importância da criação de uma associação da Língua e Cultura Barranquenha, liderada ou participada pelo Município, para defesa do património cultural, nas suas dimensões materiais e imateriais, regulada pelo artigo 10.º da Lei nº 107/2001, de 8/9, também mereceu destaques e recomendações, podendo ou não incluir "conselhos científicos".
Durante os dois dias do congresso, passaram pelo CIBa dezenas de investigadores, especialistas e académicos, convidados pela equipa cientifica, que aqui apresentaram e discutiram os seus estudos sobre a importancia e o estado da língua da comunidade Barranquenha. Entre os especialistas, Maria Vitória Navas, da Universidade Complutense de Madrid, Filomena Gonçalves e Vitor Correia, da Universidade de Évora; Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (ex-diretora regional de Cultura); Xosé Afonso Alvares, da Univerdidad de Alcalá (projeto Frontespo), Filipe Themudo Barata, aposentado da Universidade de Évora, antigo titular da Cátedra UNESCO; Alcides Meirinho, da Associacion de Lhengua i Cultura Mirandesa; Alberto Gomes Bautista, da Universidade de Aveiro, Frontespo; Ignácio Lopes Abesturi, da Univeridad de Granada; Cláudia Elena Menendez, da Universidad de Oviedo; Jose Enrique Gargallo Gil, da Universidad de Barcelona; e Vera Ferreira, CIDLES, Frontespo.
O congresso, uma organização conjunta da CMB/UEvora, que foi coordenado a nível municipal pela vice-presidente da CMB, Cláudia Costa, contou com o apoio técnico e logístico da equipa da UASC/Museu, composta por Lídia Segão, arqueóloga; Antónia Oliveira, técnica de conservação e restauro; e Ana Ramos, auxiliar, integrada em projeto sociocultural, às quais aqui agradeço publicamente a sua labuta, dedicação e profissionalismo, divulgando este público louvor merecido.
(Para mais informação e fotos sobre o congresso, consultar as redes sociais, com destaque para CMB; Domingas Segão; e Jacinto Saramago)