segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Seria possível uma Comunidade de Energia em Barrancos?

Em Espanha, "un pueblo de Teruel apuesta por crear una comunidad energética rural: electricidad de kilómetro 0, que se consume donde se genera"

Em Portugal, "nasce uma comunidade de energia em Miranda do Corvo.É a primeira de 100 comunidades de energia que a Cleanwatts quer implementar em Portugal nos próximos meses e foi inaugurada ontem. A iniciativa junta a empresa tecnológica de soluções de energia e a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD), que, segundo a própria, será a primeira instituição a fazer parte de uma comunidade deste tipo em Portugal.

Segundo a Diretiva UE 2019/944, de 5 de junho, a comunidade de energia é uma entidade jurídica que, no quadro do direito nacional aplicável, e suportada por um conceito de base social tipo “proveitos da energia renovável local para satisfazer necessidades locais”. As comunidades de energia baseiam-se numa participação aberta e voluntária, é autónoma e controlada por acionistas ou membros que estão localizados na proximidade dos projetos de energia renovável - os quais são propriedade dessa entidade jurídica e por esta desenvolvidos.

A possibilidade para a criação desta nova comunidade de energia, inaugurada recentemente, surge no âmbito do regime jurídico aplicável ao autoconsumo de energia renovável, em vigor desde 2019 através do Decreto-lei n.º 162/2019, e do recentemente aprovado regulamento para a atividade.

(daqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia
Se essa comunidade for para termos uma energia de qualidade e mais económica faria todo o sentido podermos ter algo assim em Barrancos.
Cpts
JC