segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Fêra/Festas de Barrancos 2022 - haverá festêros(as) para a sua organização?

Há alguém por aqui (Barrancos) que queira dar o primeiro passo para formação da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Conceição de Barrancos de 2022?

De acordo com o comunicado do cancelamento da Fêra/Festa 2021, a comissão de festas em exercício faz um apelo aos "jovens locais, rapazes ou raparigas, maiores de 18 anos, (para) disponibilizar-se para formar a Comissão Organizadora da Fêra/Festa 2022, bastando para o efeito comunicar o seu nome junto de qualquer elemento da CF 2019/2021. Na Missa do dia 28 de agosto, Feriado Municipal, pretendíamos divulgar os nomes dos elementos da “nova comissão de Festas".

Ainda, de acordo com o mesmo comunicado, a comissão de festas informa que, "caso não tenha sido apresentada nenhuma lista com novos elementos (masculinos e femininos) para a Comissão de Festas Nossa Senhora da Conceição 2021/2022, a comissão atual não irá “abandonar o barco”, comprometendo-se a organizar a fêra/festa de 2022, reconstituindo a equipa até 7-10 elementos".

A Comissão de Festas "de Agosto" é tradicionalmente masculina. Tal como a Comissão de Festas "de Dezembro", tem sido feminina. Não há regras sobre a forma e composição das Comissões de Festas de Barrancos, tendo sido estas constituídas segundo os usos e os costumes. No final do primeiro quartel do séc. XXI, parece-nos que há condições para "inovar", (re)constituindo uma Comissão de Festas com composição mista, integrando os dois géneros, de acordo com os princípios constitucionais da não discriminação e da promoção da igualdade entre mulheres e homens. (artigos 13.º e 9.º, alínea h), respetivamente, da Constituição da República Portuguesa)

Espero, e desejo há já alguns anos, que a Comissão de Festas de Barrancos (de Nossa da Senhora da Conceição) seja mistas - tendo festêros e festêras -, sendo este ano o momento para a sua alteração e renovação da forma/modelo de composição.

2 comentários:

Anónimo disse...

A festa ou melhor a verdadeira festa, a das cores, já tem as comissões nomeadas para 26/9. Daí que poucos restem para organizar generosamente a outra . Claro que uma não invalida a outra, mantendo o paradigma das cores com a sua máxima, a cor acima de tudo e de todos.
Então estando já todos disponíveis e perfilados para a festa deles, não seria viável e até salutar uma prerrogativa (à barranquenha)que tratassem da verdadeira festa dos barranquenhos?
Vamos pensar nisso!

romcadur@gmail.com disse...

Estou completamente de acordo, há que evoluir em tudo e na igualdade de genero também.
....Sim porque esta nossa festa só é feita de migalhas.
Anda (a ajuda) e mostra-nos que tens argalhas