terça-feira, 8 de junho de 2021

Barrancos/Encinasola - povos fronteiriços: ora tomem, logo hoje que é dia de Corte Inglês, em Encinasola! (atualizada)

"No existen ya controles en la frontera interior TERRESTRE entre Portugal y España (vigentes hasta el pasado 30 de abril). 

Sin embargo, desde el 7 de junio - ontem, segunda-feira - todas las personas de 6 años o más que crucen la frontera terrestre desde Portugal a España deberán disponer de alguna de las certificaciones sanitarias exigidas para los pasajeros que entren en España por vía aérea o marítima."

Mais, o Consulado Geral de Espanha em Portugal refere que Portugal está incluído na lista de países ou zonas de risco, com restrições à passagem da fronteira terrestre! Ora, toma, que é para que aprendamos!

O governo português diz que se trata de um erro! A norma, do ministério da saúde espanhol, publicada no passado dia 5, sábado, tem contudo três exceções: a) os camionistas; b) os trabalhadores transfronteiriços e c) os residentes a menos de 30 km da fronteira. O Sanchez, é um mão largas... deixa-nos ir ao mercadilho, sem PCR... nem vacina!

Fronteira de Barrancos/Encinasola (sentido Encinasola)
(Fotos: Arquivo eB, 01-07-2020)
Aditamento1, em 08/06/2021, 21h00
Afinal, parece que terá sido precipitação do governo espanhol. Hoje pediu desculpas, e disse que volta tudo ao mesmo. Será? Vamos aguardar a publicação da alteração da norma da DGS espanhola.
Aditamento 2, em 09/06/2021, 08h15
Foi publicada hoje no BOE, a resolução da DGS espanhola, que altera a norma citada e suprime o seu artigo 14º, que era o que obrigava a controlos sanitários na fronteira terrestre luso-espanhola.

9 comentários:

Anónimo disse...

Os espanhóis podem vir a Portugal sem qualquer controlo???

Jacinto Saramago disse...

Entretanto, consta que, depois do Marcelo e do Costa, terem subido à torre de belém e gritado "de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento", o Sanchez e o Felipe, assustaram-se e recuaram na medida. Já não haverá controlos PCR/vacinas na fronteira. Já podemos ir tranquilos comprar trapos ao mercadilho...
cpts

Anónimo disse...

Já agora o estado português também terá que alterar a regra na participação de espanhóis em eventos desportivos em Portugal porque segundo as regras os estrangeiros somente podem participar em qualquer evento com os testes negativos etc... Leis da treta é o que se pode chamar a isto. Ou todos ou nenhuns visto que estamos todos no mesmo Barco.

Anónimo disse...

Nos realizam os testes na Fronteira? Há lá alguma equipa médica para o efeito???

Jacinto Saramago disse...

A/o a anónimo/a das 14h33
Sim, tudo pronto, um medico/a espanhol(a) e dois enfermeiros(as) portugueses, na fonte da Lancheira, por causa da água, para lavar o braço!
cpts

Anónimo disse...

Obrigado pela informação. Cumprimentos!!!

IANTT disse...

Parece ser que se ha dado marcha atrás y que le medida ya no está en vigor

https://www.elperiodicoextremadura.com/extremadura/2021/06/08/espana-recula-exigira-pcr-negativa-52747347.html

Anónimo disse...

Posso fazer-lhe uma pergunta? Você já foi inoculado???

Jacinto Saramago disse...

Pode fazer sim. Diga?