quinta-feira, 13 de maio de 2021

Familiares de utentes do Lar de Barrancos reclamam visitas presenciais

Os familiares dos utentes da Estrutura Residencial para Idosos de Barrancos (ERPI) pretendem a realização de visitas aos seus familiares, “de acordo com as normas da DGS”, e a possibilidade da saída de utentes por períodos de menos de 24 horas. 

Segundo um comunicado enviado aos media regionais, que o eB teve acesso, os familiares alegam que “o lar de Barrancos suspendeu as visitas aos utentes em junho passado (…) e ainda não permite que haja entrada de familiares” para visita nas instalações. Estes familiares, que se sentem “indignados com a situação” da instituição social, “onde nenhum utente esteve infetado com a Covid19, e praticamente todos estão já vacinados”, não entendem porque a “única forma de ver os (seus) familiares seja através de um vidro - porta de entrada, com a dificuldade de audição/perceção, tendo como suporte um telefone”.  A indignação é maior para estes familiares que dizem saber que “todos os lares já abriram as visitas, e há utentes de lares do distrito de Beja que saem às suas casas”. 

No caso da ERPI de Barrancos, as visitas estão suspensas desde março de 2020, segundo o comunicado interno nº 3/2020, de 13/3.

ERPI de Barrancos, alçado posterior
(Foto: Arquivo eB, 2012)

4 comentários:

Anónimo disse...

Sim, na realidade é muito tempo para os familiares e utentes.

É de Salientar, que deveriam recordar que os funcionários durante meses trocaram as suas casas e famílias pelos utentes, para os proteger do maldito vírus.

Ninguém esperava agradecimentos, pois estavam a fazer o melhor por eles, mas até a data ninguém viu nada publicado a agradecer tal ato...

Mas como sempre SÓ sabemos por defeitos.

Se por acaso houver algum azar não culpem a Instituição.

Jacinto Saramago disse...

A/O anónimo/a das 9h59
Não faz qq sentido o comentário, porque "o pedido dos familiares" nada tem a ver com os trabalhadores, "nem está a por defeitos". Não confundamos as coisas. E Sim, já houve quem tenha agradecido às trabalhadores/as. Mas, agora a noticia é outra.
cpts

Anónimo disse...

Jacinto,
tenho um familiar nessa Instituição e ainda não me queixei de como estão a decorrer as visitas e com isso não quero dizer que não tenha saudades de um contato mais próximo, desejo o melhor para todos e quem dirige é que sabe...

A noticia que publicastes fala nos familiares em geral, como familiar não posso concordar que falem em nome de todos, eu só tive conhecimento da pretensão através da publicação.

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 12h52
Nem todos terão a mesma sensibilidade para o assunto, e a instituição sabe bem quem são os "familiares". E basta haver dois, para ser "familiares"!.
cpts