segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Jovens de Barrancos participaram no “Grande Encontro da juventude da Europa” (1963)

A I Assembleia de Dirigentes de Organismos Católicos, que ficou conhecida como “Grande Encontro da Juventude”, realizado sob o lema «Os novos escolhem Deus», decorreu em Lisboa, entre 21 e 23 de abril de 1963. Segundo as noticias da época, o encontro “serviria para despertar nos jovens o significado e as exigências da vida cristã através duma consciencialização progressiva da mensagem do evangelho” (in Notícias de Campelo, nº 11, de 02/1963) 
No “grande encontro”, participou um grupo de raparigas e rapazes de Barrancos que pertenciam à organização católica local. Segundo soube o eB, o grupo, “saiu de Barrancos num autocarro, com destino a Beja, onde se juntou aos jovens do distrito”. De Beja, seguiram todos em “direção a Lisboa, onde estavam milhares de jovens de todo o mundo”. O encontro decorreu no antigo estádio do Restelo (do Belenenses)”. Para além das celebrações religiosas, “houve jogos no campo com várias coreografias, música e bailados com fitas coloridas”.
Para o "nosso" Luzeiro, que antecipa o encontro, na edição de março, sem adiantar qualquer informação sobre participantes de Barrancos, “apesar dos nossos meios rurais não terem ainda sido atingidos pelo veneno ateísta que transborda dos grandes centros, (…) importa dar à juventude uma formação profundamente cristã para que desde já tomem uma orientação definitiva, escolhendo Deus”. Será desta forma, segundo o nosso mensário paroquial, que a juventude se “encontre assim preparados para as arremetidas dos ventos de doutrinas erróneas, que tão fortemente sopram de todos os lados”. (in Luzeiro nº 47, de 03-03-1963)
O encontro, que juntaria em Lisboa cerca de 50 mil jovens em mega-assembleias, presididas pelo patriarca de Lisboa, Cardeal Cerejeira, "seria uma reação governamental, à crise académica de 1962".
Momento do encontro num dos estádios onde decorreu a assembleia
(Foto: Cortesia/Arquivo pessoal de Isabel Caeiro, 21-04-1963)

2 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

A foto foi feita na concentração no estádio do Restelo, ai estão a Mariana, Isabel, Necessidade, Paula Ines Pinto e Faustina em baixo Romão António Fialho,Xico Mendes, Aniceto e Mário Alcario. bons tempos

Jacinto Saramago disse...

Nota
Onde diz Inês Pinto, deve dizer Remédios Pinto.
Cpts.