quinta-feira, 16 de julho de 2020

Autarcas da raia reuniram para "debater o problema da fronteira em tempos Covid19"

Os Municípios da zona de fronteira entre o Alentejo e a Extremadura - Reguengos de Monsaraz (José Calixto), Mourão (Maria Clara Safara), Barrancos (J. Serranito Nunes), Olivença (Manuel Gonzalez Andrade), Villanueva del Fresno (Ramon Diaz Farias) e Valencia del Mombuey (Manuel Naharra) - reuniram (teleconferência) no passado dia 13, segunda-feira, a pedido dos autarcas espanhóis.
Segundo o presidente da câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, "foi abordada a atual situação de saúde pública na região e trocadas informações oficiais atualizadas dos dois lados da fronteira.". Segundo o autarca de reguengos, "a reunião decorreu num clima de total cordialidade, frontalidade e cooperação institucional que têm caracterizado as relações transfronteiriças entre estas duas regiões ibéricas", tendo sido recomendado às autoridades de saúde pública dos dois países "uma maior e mais regular informação sobre a situação atualizada da pandemia nas duas Regiões Ibéricas".
Na reunião, segundo o alcalde de Villanuena del Fresno, Ramon Diaz Farias, "hemos expuesto con transparencia nuestra información y preocupación por una situación que aunque no nos compete directamente somos los Autarcas quienes estamos más cerca de estos problemas". Ainda, segundo o alcalde de Villanuena del Fesno, irão "proponer la creación de una Comisión de Coordinación de las autoridades de Salud Pública de nuestros países que mejore la comunicación y coordinación de la actuación ante posibles casos de COVID en esta zona. Juntos para vencer y luchar frente a un enemigo común".
Recorde-se que esta reunião foi precedida do pedido de encerramento das fronteiras, apresentado em conjunto pelos alcaldes de Villanuena del Freno e de Valencia del Monbuey, que apanhou de surpresa os municípios portugueses da raia.
pormenor da reunião de autarcas da raia
Foto: José Calixto, facebook)

2 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Gostp de ler que os autarcas falam dos problemas que afectam as sua localidades, é pena pois a Amareleja, Granja e Mourão, também deveriam constar. Mas como se diz na minha terra (eles alá), Se bem que o ou melhor os virus não reconhecem fronteiras e pode até acontecer que sejamos os próprios a
a infectar os nossos e os outros, nunca será demais a informação atempada dos surtos com a finalidade de evitar contágios. Contudo a informação entre entidades coordenadoras é importante. é de continuar para bem das populações.

Unknown disse...

Esta videoconferencia debía haberse efectuado antes incluso entre los responsables sanitarios de ambos lados de la raya para mejorar la coordinación y recursos contra este virus que está afectando a todos, haber si entre el esfuerzo y precaución logramos superar esto. Animo